Pesquisa

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Expresso Turístico para Paranapicaba


O Expresso Turístico de Paranapiacaba vai completar dois anos de funcionamento. O serviço começou a funcionar em setembro de 2010 e é considerado um sucesso, pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o município. Para conseguir vaga é necessário realizar agendamento com bastante antecedência. Todos os bilhetes disponíveis para abril e maio já foram vendidos.

A demanda é superior ao de outros trajetos do Expresso Turístico, que seguem para Jundiaí e Mogi das Cruzes.O Expresso sai em direção a Paranapiacaba sempre aos domingos de manhã, às 8h30, partindo da Estação Luz, ou às 9h, saindo da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. No entanto, no segundo domingo de cada mês não são realizadas viagem à vila. O percurso da capital
paulista até Paranapiacaba tem 48 km e dura cerca de 1h30.

A composição é composta por locomotiva movida a diesel e dois carros reformados, com poltronas no lugar dos bancos comuns, funcionários caracterizados com trajes da época e capacidade para abrigar 172 passageiros. Durante o trajeto um guia conta histórias das estações e de locais por onde o trem passa. As passagens (que dão direito a ida e volta) custam R$ 32 (partindo da Luz) e R$ 29 (com saída de Santo André).

“O impacto no turismo da vila foi totalmente positivo, pois a agenda do Expresso Turístico está sempre lotada e com agendamento mínimo de 60 dias, o que demonstra o grande sucesso
do projeto, atraindo novo público para a região”, afirma o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Junior. Estima-se que a vila receba cerca de 10 mil turistas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário