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segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Apenas 3 Novos Trens série 8500 operam na CPTM. Previsão era de 65 novas composições estarem operando

Há quase quatro anos o Governo de São Paulo abriu licitação para comprar mais 65 Trens das séries 8500 e 9500 para operar nas linhas da CPTM, em dois lotes. O valor total do negócio ficou em torno de R$ 2 bilhões. Mas até hoje apenas 11 trens foram entregues e somente três estão funcionando, segundo informações do Jornal Hoje.

A licitação de um lote, foi vencida pela empresa espanhola CAF, que deveria fornecer 35 trens. A licitação do outro lote foi vencida pelo consórcio Iesa Hyundai-Roten, que se comprometeu a entregar 30 trens. Cada trem, deveria ter oito vagões, e o contrato final ficou em R$ 1,8 bilhão.

O Ministério Público de São Paulo começou a investigar irregularidades nessa licitação, como o edital sem tradução para o inglês e a falta de assinaturas de técnicos em documentos importantes. Mas os promotores descobriram que os trens adquiridos mediante contratos assinados em 2013 não foram entregues até hoje, informou o promotor Silvio Marques, que está à frente do caso.

A CPTM diz que pelo contrato, todos os trens fabricados pela CAF em Hortolândia deveriam ter sido entregues em São Paulo no dia 04/06/2016 - e eles custaram R$ 1 bilhão.

Em depoimento prestado no ano passado, o presidente atual da CPTM, Paulo Gonçalves, disse que a CAF já recebeu mais de R$ 146 milhões e até agora entregou dez trens, mas apenas dois estão funcionando. Os outros ainda estão em teste

Em nota, a CAF informou que não comenta os contratos por causa da cláusula de confidencialidade.

O prazo para o consórcio IESA Hyundai-Roten entregar todos os Novos Trens Série 9500 venceu no dia 31/07/2016, mas apenas um foi entregue, e ainda não está funcionando.

O Governo de São Paulo disse à reportagem que como uma das empresas faliu, o consórcio assumiu o restante da responsabilidade. As empresas serão punidas pelo atraso. Segundo o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o prazo de entrega vai ser ampliado.

"Temos plena convicção de que os trens serão entregues e pelo cronograma é que, até o final de 2017 e começo de 2018,teremos 65 trens em operação. Estamos acompanhando a produção em Hortolândia", afirmou ele.

A reportagem não conseguiu contato com o consórcio IESA Hyundai-Roten.

Em nota enviada ao G1, a CPTM confirmou que apenas dois trens dos comprados estão em operação.

Veja a nota da CPTM:
 
"A CPTM acompanha a fabricação dos trens pela CAF do Brasil e pelo consórcio Hyundai Rotem, e tem aplicado multas às empresas pelo atraso na entrega das composições.

Até o momento, foram entregues 10 trens, sendo 9 fabricados pela CAF do Brasil e um pelo consórcio Hyundai Rotem. Desse total, dois trens produzidos pela CAF já estão em operação na Linha 11-Coral e os demais permanecem em testes.

Ao serem entregues na CPTM, os novos trens passam por inúmeros testes para garantir a segurança dos passageiros e dos sistemas, antes de serem liberados à operação comercial. Enquanto não são aprovados em todos os protocolos de testes, não podem prestar serviços até que os ajustes necessários sejam solucionados pelos fabricantes. São testados todos os sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais".

Entregas
 
O 1º Trem Série 8500 foi entregue em 06/07/2016, pelo Governador Geraldo Alckmin, com salão contínuo, ar-condicionado e câmeras de segurança para os usuários da Linha 11-Coral. 2º Novo Trem foi entregue dia 03/08/2016 para a operação especial do Expresso Olimpíadas da Linha 11-Coral. O 3º e mais novo trem entregue foi para a linha 7-Rubi no dia 02/09/2016

Fonte da Notícia: G1-SP

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