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terça-feira, 3 de maio de 2016

Linha 13-Jade da CPTM atrasa e ficará pronta somente em 2019

Obras da Linha 13-Jade da CPTM
A Linha 13-Jade da CPTM, considerado um dos planos de transportes mais importantes para o Estado de São Paulo, deve ter no mínimo, um atraso de cinco anos para ser concluída.


De acordo com jornal Estado de São Paulo, a obra prometida para a Copa do Mundo de 2014 só deve agora ficar pronta em 2019 e vai custar R$ 101 milhões a mais.

A Linha 13-Jade deve ter 12,2 quilômetros de extensão e partiria da Estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira até a região do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Os custos devem ser de R$ 1,9 bilhão, incluindo a compra de oito trens com oito carros cada.

A linha teria uma ligação com o Aeroporto e tem previsão de se integrar aos ônibus pela nova Estação CECAP, em Guarulhos.

No dia 19 de fevereiro deste ano, a CPTM assinou dois aditivos nos contratos com consórcio CST formado pelas empresas Consbem, Serveng Civilsan e TIISA, responsáveis pelos lotes 2 e 4 da Linha 13-Jade, prevendo a ampliação do prazo para a entrega das obras para Janeiro de 2019.

A Linha 13-Jade já teve várias datas de promessas. A primeira é que a conclusão seria até a Copa de 2014. No entanto, as obras começaram somente em Dezembro de 2013, com 9 meses de atraso. Em Novembro de 2014, vendo que houve poucos avanços, a gestão do Governador Geraldo Alckmin prometeu a Linha 13-Jade para 2016. No início de 2015, este prazo foi mudado para 2017 e agora para 2019.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, diz que o custo maior da obra e o novo atraso foram provocados por problemas de liberação de recursos pelo governo federal e pela demora nos processos de desapropriação de imóveis, além de mudanças nos projetos de viadutos. A Linha 13-Jade da CPTM vai ter aproximadamente 8,8 quilômetros de trilhos em vias elevadas.

Obras da Linha 13-Jade da CPTM
O trecho que passa sobre a Rodovia Ayrton Senna deve ser alargado porque a rodovia recebeu uma quinta faixa de rolamento para melhorar o fluxo de veículos, dois meses antes do início da obra, em Setembro de 2013. Outros viadutos serão sobre a Rodovia Presidente Dutra e pelo Rio Tietê. ( Veja mais abaixo resumo do projeto pela CPTM).

Segundo Clodoaldo Pelissioni, a demora nas desapropriações tem relação com a falta de repasses prometidos pelo Governo Federal por meio do PAC

De acordo com Pelissioni, o Ministério das Cidades tinha prometido R$ 250 milhões para financiar parte da linha. Por causa da demora, Pelissioni diz que o governo estadual desistiu da verba para o projeto e fez um empréstimo no BNDES que tinha recursos disponíveis para reformas de estações.

O Ministério das Cidades confirmou que o governo do estado desistiu de utilizar os recursos, mas disse que as verbas estão disponíveis se gestão Alckmin quiser utilizá-las.

Em nota, a CPTM detalha algumas características da Linha 13-Jade:

“A obra prevê que 130 mil pessoas por dia sejam beneficiadas por essa nova opção de transporte mais e​ficiente, rápida e barata. A nova linha terá 12,2 quilômetros de extensão. No total serão duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira, que será totalmente reconstruída. Serão construídas 3 subestações, 2 cabines seccionadoras.  A implantação da nova Linha prevê a transposição sobre os Rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, das Rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt, Presidente Dutra, e da Avenida Monteiro Lobato. Serão adquiridos 8 trens de 8 carros, com financiamento do Banco Europeu de Investimento – BEI. Serão reconstruídas duas Passagens Inferiores (PI’s), na Linha 12-Safira: a do Jardim Piratininga e a de Engenheiro Goulart, que permitirão a circulação de veículos e pedestres, da Avenida Assis Ribeiro ao Parque Ecológico do Tietê – PET.  Os trens vão dispor de bagageiros e nesta primeira fase farão o percurso entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-CECAP. Na Estação Aeroporto-Guarulhos será construída  uma passarela que ligará ao atual Terminal 4 do aeroporto, da qual sairá um “transporte” que percorrerá todos os Terminais do aeroporto transportando os usuários gratuitamente. O horário de operação será o mesmo praticado nas demais Linhas da CPTM, das 4h à meia-noite. Todas as novas estações terão acessibilidade (elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas) e escadas rolantes para conforto dos passageiros. A integração com o sistema sobre pneus – ônibus – também está contemplada no projeto. A Estação Guarulhos ​Cecap terá um dos acessos transpondo o viário que permitirá integração com outros modais, a exemplo da Rodoviária de Guarulhos, e a Estação Aeroporto Guarulhos terá um acesso que também permitirá a integração com o Terminal Metropolitano de Taboão (Guarulhos). Assim, a Linha 13 -Jade representa um salto de qualidade na infraestrutura de mobilidade para os moradores dessas regiões, pois poderão se deslocar em 22 cidades do Estado por meio das linhas da CPTM, terão acesso à rede de Metrô e ainda serão beneficiados com a redução do tráfego de veículos, hoje o principal meio de acesso ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro.”

Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagens de Eduardo Saraiva

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