Obras da Linha 13-Jade da CPTM |
A Linha 13-Jade da CPTM,
considerado um dos planos de transportes mais importantes para o Estado
de São Paulo, deve ter no mínimo, um atraso de cinco anos para ser
concluída.
De acordo com jornal Estado de São Paulo, a obra prometida para a
Copa do Mundo de 2014 só deve agora ficar pronta em 2019 e vai custar R$
101 milhões a mais.
A Linha 13-Jade deve ter 12,2 quilômetros de extensão e partiria da Estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira até
a região do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Os
custos devem ser de R$ 1,9 bilhão, incluindo a compra de oito trens com
oito carros cada.
A linha teria uma ligação com o Aeroporto e tem previsão de se integrar aos ônibus pela nova Estação CECAP, em Guarulhos.
No dia 19 de fevereiro deste ano, a CPTM assinou dois aditivos nos
contratos com consórcio CST formado pelas empresas Consbem, Serveng
Civilsan e TIISA, responsáveis pelos lotes 2 e 4 da Linha 13-Jade, prevendo a
ampliação do prazo para a entrega das obras para Janeiro de 2019.
A Linha 13-Jade já teve várias datas de promessas. A primeira é que a
conclusão seria até a Copa de 2014. No entanto, as obras começaram
somente em Dezembro de 2013, com 9 meses de atraso. Em Novembro de 2014,
vendo que houve poucos avanços, a gestão do Governador Geraldo Alckmin
prometeu a Linha 13-Jade para 2016. No início de 2015, este prazo foi
mudado para 2017 e agora para 2019.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, diz
que o custo maior da obra e o novo atraso foram provocados por
problemas de liberação de recursos pelo governo federal e pela demora
nos processos de desapropriação de imóveis, além de mudanças nos
projetos de viadutos. A Linha 13-Jade da CPTM vai ter aproximadamente
8,8 quilômetros de trilhos em vias elevadas.
Obras da Linha 13-Jade da CPTM |
O trecho que passa sobre a Rodovia Ayrton Senna deve ser alargado
porque a rodovia recebeu uma quinta faixa de rolamento para melhorar o
fluxo de veículos, dois meses antes do início da obra, em Setembro de
2013. Outros viadutos serão sobre a Rodovia Presidente Dutra e pelo Rio
Tietê. ( Veja mais abaixo resumo do projeto pela CPTM).
Segundo Clodoaldo Pelissioni, a demora nas desapropriações tem
relação com a falta de repasses prometidos pelo Governo Federal por meio
do PAC
De acordo com Pelissioni, o Ministério das Cidades tinha prometido R$
250 milhões para financiar parte da linha. Por causa da demora,
Pelissioni diz que o governo estadual desistiu da verba para o projeto e
fez um empréstimo no BNDES que tinha recursos disponíveis para reformas de
estações.
O Ministério das Cidades confirmou que o governo do estado desistiu
de utilizar os recursos, mas disse que as verbas estão disponíveis se
gestão Alckmin quiser utilizá-las.
Em nota, a CPTM detalha algumas características da Linha 13-Jade:
“A obra prevê que 130 mil pessoas por dia sejam beneficiadas por
essa nova opção de transporte mais eficiente, rápida e barata. A nova
linha terá 12,2 quilômetros de extensão. No total serão duas novas
estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação
Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira, que será
totalmente reconstruída. Serão construídas 3 subestações, 2 cabines
seccionadoras. A implantação da nova Linha prevê a transposição sobre
os Rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, das Rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt,
Presidente Dutra, e da Avenida Monteiro Lobato. Serão adquiridos 8
trens de 8 carros, com financiamento do Banco Europeu de Investimento –
BEI. Serão reconstruídas duas Passagens Inferiores (PI’s), na Linha 12-Safira: a
do Jardim Piratininga e a de Engenheiro Goulart, que permitirão a
circulação de veículos e pedestres, da Avenida Assis Ribeiro ao Parque
Ecológico do Tietê – PET. Os trens vão dispor de bagageiros e nesta
primeira fase farão o percurso entre as estações Engenheiro Goulart e
Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-CECAP. Na Estação
Aeroporto-Guarulhos será construída uma passarela que ligará ao atual
Terminal 4 do aeroporto, da qual sairá um “transporte” que percorrerá
todos os Terminais do aeroporto transportando os usuários
gratuitamente. O horário de operação será o mesmo praticado nas demais
Linhas da CPTM, das 4h à meia-noite. Todas as novas estações terão
acessibilidade (elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille,
corrimãos e rampas adequadas) e escadas rolantes para conforto dos
passageiros. A integração com o sistema sobre pneus – ônibus – também
está contemplada no projeto. A Estação Guarulhos Cecap terá um dos
acessos transpondo o viário que permitirá integração com outros modais, a
exemplo da Rodoviária de Guarulhos, e a Estação Aeroporto Guarulhos
terá um acesso que também permitirá a integração com o Terminal
Metropolitano de Taboão (Guarulhos). Assim, a Linha 13 -Jade representa um
salto de qualidade na infraestrutura de mobilidade para os moradores
dessas regiões, pois poderão se deslocar em 22 cidades do Estado por
meio das linhas da CPTM, terão acesso à rede de Metrô e ainda serão
beneficiados com a redução do tráfego de veículos, hoje o principal meio
de acesso ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro.”
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagens de Eduardo Saraiva
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