Pesquisa

sexta-feira, 6 de março de 2015

Desperdício de água para lavar os trens da CPTM

Trens da CPTM são lavados próximo à estação Presidente Altino Foto: Marco / vc repórter
Lavador de Trens em Presidente Altino
Em tempos de crise de abastecimento de água em São Paulo, a população está de olho na postura das grandes empresas quanto ao consumo consciente do recurso. Em Osasco, o leitor Marco registrou imagens da lavagem de trens por funcionários da CPTM. De acordo com ele, a limpeza é realizada com frequência, sem levar em conta a necessidade de poupar.
Marco mora próximo à Estação Presidente Altino da companhia, onde diz ter flagrado cenas de consumo irresponsável de água, inclusive, em brincadeiras entre os trabalhadores. Ele afirmou que o serviço dura por horas e gera grande desperdício. O leitor questionou a necessidade de “lavar tanto” a parte externa dos vagões.

Procurada pelo Terra, a CPTM rebateu as acusações e afirmou que a limpeza dos trens é realizada de acordo com as leis ambientais, prezando pelo uso racional da água. A companhia informou que, atualmente, somente os trens que apresentam alto nível de acúmulo de sujeira na parte externa são enviados para os lavadores.

Segundo a empresa, antes do início da crise de abastecimento, os trens eram lavados, em média, a cada 40 dias. Hoje, passam por tal processo apenas quando ele se torna “estritamente necessário”. Já a limpeza interna, “necessária para manutenção da higiene do local, que recebe muitos usuários”, é feita diariamente com vassouras e produtos.

A CPTM esclareceu ainda que a água utilizada na lavagem vem de um poço artesiano e não é potável.

Fonte da Notícia: Portal Terra
Imagem de Marco ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário