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sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ocorrências atrasam obras da Linha 13-Jade

Obras da Linha 13-Jade na Zona Leste de São Paulo
A CPTM explicou em nota oficial, os motivos que levaram ao atraso no cronograma do Trem de Guarulhos.

Inicialmente, previsto para meados de 2015, a extensão da Linha 13-Jade ficará pronta só em 2016.

Segundo a CPTM, “alguma ocorrências” contribuíram para a mudança do cronograma.

A empresa estadual citou, entre elas, o embargo judicial da área da USP Leste, às margens da Rodovia Ayrton Senna, sobre a qual passará a linha elevada do Trem de Guarulhos.

A área ficou interditada por sete meses por causa de uma contaminação do solo e só foi liberada em Agosto de 2014.

Outro fator, diz a CPTM, foi a demora da Polícia Rodoviária Federal em aprovar o projeto de transposição das Via Dutra e Ayrton Senna.

O governo paulista também aguarda a liberação de verba do PAC da Mobilidade, do governo federal, para os sistema de sinalização e telecomunicações da linha.

A extensão da Linha 13-Jade terá 12 km e ligará a Estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste paulistana, a duas estações em Guarulhos: Parque Cecap e Aeroporto de Guarulhos.

Uma segunda fase, em estudos, poderá estender esta linha até a região de São João, passando por Pimentas e por Bonsucesso, a pedido da Prefeitura de Guarulhos.

Leia a íntegra da nota da CPTM:

O contrato das obras civis da Linha 13-Jade foi assinado no fim de 2013, com prazo para conclusão em 18 meses (2015). Porém, algumas ocorrências no decorrer deste ano interferiram no cronograma e início de operação dessa linha está previsto para 2016.

Entre elas, estão as tratativas sobre o embargo de uma área contaminada, na região da USP Leste, necessidade de aguardar aprovação para início das obras nos lotes 3 e 4 por parte da Polícia Rodoviária Federal e o prazo maior do que o estimado para aprovação do projeto de transposição das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna junto às agências ANTT e Artesp. A CPTM busca deliberação mais ágil junto à ANTT dessa parte do projeto, uma vez que a Artesp já se manifestou.

A Companhia também aguarda a liberação dos recursos da OGU (Orçamento Geral da União) para implantação da sinalização e sistemas de telecomunicação da Linha 13-Jade. Essa obra foi contemplada no PAC da Mobilidade, do Governo Federal, no ano passado.

As obras civis contam com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Governo do Estado de São Paulo. Há avanços visíveis nos quatro lotes do empreendimento e a Companhia mantém constantes entendimentos com a Prefeitura do município para o andamento das obras.

Para a implantação da Linha 13-Jade, uma área de 43.116,34 m² foi declarada de utilidade pública, de acordo com o decreto 59.370, de 22/07/2013, que engloba áreas dos municípios de São Paulo e Guarulhos. O processo de desapropriação está em andamento.

Em paralelo às obras em andamento, a CPTM contratou, em março deste ano, prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para estudos de inserção urbana, concepção técnica, operacional e elaboração do projeto funcional para as extensões da Linha 13- Jade, no sentido bairro São João, em Guarulhos, e para o Centro da Capital, com prazo de conclusão de um ano.

A Linha 13-Jade em implantação tem 12,2 quilômetros de extensão, e atenderá a demanda em expansão da ligação de Guarulhos com São Paulo. A linha terá as estações Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, onde fará integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em São Paulo.
 
Fonte da Notícia: Diário de Guarulhos
Imagem: Portal Via Trólebus

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