Obras da Linha 13-Jade na Zona Leste de São Paulo |
A CPTM explicou em nota oficial, os motivos que levaram ao atraso no
cronograma do Trem de Guarulhos.
Inicialmente, previsto para meados de 2015, a extensão da Linha 13-Jade ficará pronta só em 2016.
Segundo a CPTM, “alguma ocorrências” contribuíram para a mudança do cronograma.
A empresa estadual citou, entre elas, o embargo judicial da área da USP
Leste, às margens da Rodovia Ayrton Senna, sobre a qual passará a linha
elevada do Trem de Guarulhos.
A área ficou interditada por sete meses por causa de uma contaminação do solo e só foi liberada em Agosto de 2014.
Outro fator, diz a CPTM, foi a demora da Polícia Rodoviária Federal em
aprovar o projeto de transposição das Via Dutra e Ayrton Senna.
O governo paulista também aguarda a liberação de verba do PAC da
Mobilidade, do governo federal, para os sistema de sinalização e
telecomunicações da linha.
A extensão da Linha 13-Jade terá 12 km e ligará a Estação Engenheiro
Goulart, na Zona Leste paulistana, a duas estações em Guarulhos: Parque
Cecap e Aeroporto de Guarulhos.
Uma segunda fase, em estudos, poderá estender esta linha até a região de
São João, passando por Pimentas e por Bonsucesso, a pedido da
Prefeitura de Guarulhos.
Leia a íntegra da nota da CPTM:
O contrato das obras civis da Linha 13-Jade foi assinado no fim de
2013, com prazo para conclusão em 18 meses (2015). Porém, algumas
ocorrências no decorrer deste ano interferiram no cronograma e início de
operação dessa linha está previsto para 2016.
Entre elas, estão as tratativas sobre o embargo de uma área
contaminada, na região da USP Leste, necessidade de aguardar aprovação
para início das obras nos lotes 3 e 4 por parte da Polícia Rodoviária
Federal e o prazo maior do que o estimado para aprovação do projeto de
transposição das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna junto às
agências ANTT e Artesp. A CPTM busca deliberação mais ágil junto à ANTT
dessa parte do projeto, uma vez que a Artesp já se manifestou.
A Companhia também aguarda a liberação dos recursos da OGU (Orçamento
Geral da União) para implantação da sinalização e sistemas de
telecomunicação da Linha 13-Jade. Essa obra foi contemplada no PAC da
Mobilidade, do Governo Federal, no ano passado.
As obras civis contam com financiamento da Agência Francesa de
Desenvolvimento (AFD) e recursos do Governo do Estado de São Paulo. Há
avanços visíveis nos quatro lotes do empreendimento e a Companhia mantém
constantes entendimentos com a Prefeitura do município para o andamento
das obras.
Para a implantação da Linha 13-Jade, uma área de 43.116,34 m² foi
declarada de utilidade pública, de acordo com o decreto 59.370, de
22/07/2013, que engloba áreas dos municípios de São Paulo e Guarulhos. O
processo de desapropriação está em andamento.
Em paralelo às obras em andamento, a CPTM contratou, em março deste
ano, prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e
arquitetura para estudos de inserção urbana, concepção técnica,
operacional e elaboração do projeto funcional para as extensões da Linha
13- Jade, no sentido bairro São João, em Guarulhos, e para o Centro da
Capital, com prazo de conclusão de um ano.
A Linha 13-Jade em implantação tem 12,2 quilômetros de extensão, e
atenderá a demanda em expansão da ligação de Guarulhos com São Paulo. A
linha terá as estações Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro
Goulart, onde fará integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon
Viana), em São Paulo.
Fonte da Notícia: Diário de Guarulhos
Imagem: Portal Via Trólebus
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