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domingo, 29 de junho de 2014

Patrimônios Históricos, Estações finais da Linha 10-Turquesa serão desativadas/ Historical, end stations of Line 10-Turquoise equities are disabled

Trem Série 2100 na atual Estação Rio Grande da Serra
2100 Series Train Station in the current Rio Grande da Serra

As Estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão desativadas depois que a CPTM concluir as obras de modernização das paradas da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra). Ambas os terminais são tombados pelo Condephaat. A previsão é que as obras comecem no 2º Semestre de 2014.

A companhia informa  que, para preservar a estrutura dos imóveis, serão construídas estações ao lado dos atuais pontos de parada. Ainda não foram definidas as localizações exatas, mas a empresa garante que as plataformas ficarão localizadas a poucos metros das atuais. Também não há decisão sobre o que será feito nos espaços depois da desativação.

Para o vice-presidente do Instituto do Patrimônio do Grande ABC, Adalberto Dias Almeida, é fundamental que alguma atividade seja mantida, com intuito de evitar degradação. “A minha preocupação com os tombamentos é o abandono. O que não é usado acaba estragando”, comenta.

O especialista salienta a importância de que a ocupação seja relacionada à cultura ou à história. “Tem de ser feito um estudo para reutilização como espaço cultural. Não pode ser transformada em um depósito de materiais ou centro de reparo de trens.”

Além da reconfiguração das estações como espaço de finalidade educativa, Almeida reforça a importância de que sejam mantidas referências à atividade ferroviária. “Tem que permanecer a memória e a contribuição que essas estações tiveram para a história da região, desde a época em que a ferrovia era utilizada pelos ingleses”. Ele se refere à São Paulo Railway, ferrovia que ligava Santos a Jundiaí, passando pelo Grande ABC, que funcionou de 1867 a 1946. A construção da via férrea foi financiada com capital inglês.

Sobre a não utilização do espaço como centro de memória referente à atividade original, Almeida cita como exemplo o Museu da Língua Portuguesa, que foi inaugurado em 2006 e funciona dentro da Estação Luz, na região central da Capital.

Abandono

O principal exemplo do abandono à história ferroviária da região é observado na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, que também fazia parte do itinerário da São Paulo Railway. Em maio, seis carros de passageiros, dois veículos de serviço e 17 vagões que faziam parte de 25 composições viraram sucata após passar cerca de 50 anos abandonados em pátios da MRS Logística. A decisão pela destruição foi tomada após acordo entre o Ministério Público Federal, a MRS e o Dnit. A alegação da Procuradoria é que os materiais estavam provocando problemas ambientais, sociais e paisagísticos e não estavam em processo de tombamento.

Companhia irá reformar 11 estações da Linha 10-Turquesa

A CPTM irá reformar 11estações  da Linha 10-Turquesa. Com exceção do Terminal Brás e da Estação Tamanduateí, que foi reconstruída em 2010, todas passarão por intervenções que levarão de 12 a 15 meses para serem concluídas.

As primeiras a entrar em obras serão Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Guapituba, onde os serviços devem começar até agosto. Em seguida, serão reformadas as plataformas Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Mauá.

Por serem intervenções significativas, a CPTM classifica o trabalho como reconstrução. Serão feitas coberturas nos espaços de embarque e desembarque e adequações para acessibilidade de deficientes, como instalação de rampas e piso tátil.
 
Fonte da Notícia: Diário do Grande ABC
Créditos da Imagem Reservados ao Autor 
 
Stations Ribeirão Pires and Rio Grande da Serra will be disabled after the CPTM complete the modernization works of the charts of Line 10-Turquoise (Bras-Rio Grande da Serra). Both terminals are listed by Condephaat. It is expected that the works start in 2nd Half of 2014.
 
The company advises that, to preserve the structure of buildings, stations will be built next to the current breakpoints. Yet the exact locations have been defined, but the company ensures that the platforms will be located a few meters from today. Also no decision on what will be done in the spaces after deactivation.
 
For the vice president of the Heritage Institute of Grande ABC, Adalberto Dias Almeida is essential that some activity is maintained, in order to avoid degradation. "My concern with the overturning is abandonment. What is not used just spoiling "he says.
 
The expert stressed the importance that the occupation is related to culture or history. "It's a study be done to reuse as cultural space. Can not be transformed into a deposit of materials or repair center trains. "
 
Besides the reconfiguration of space stations as educational purpose, Almeida reinforces the importance of railroad activity that references are maintained. "You must stay memory and the contribution these stations had to the region's history, from the time that the railroad was used by the British." He refers to the São Paulo Railway, the railroad that connected Santos to Jundiaí, through the Great ABC, which ran from 1867 to 1946. The construction of the railroad was financed with British capital.
 
On the non-use of space as a center for memory references to the original activity, Adams cites the Museum of the Portuguese Language, which opened in 2006 and operates within the Light Station, in central Capital.
 
Abandonment
 
The prime example of abandonment railroad history of the area is observed in the Village of Paranapiacaba in Santo André, who was also part of the itinerary of São Paulo Railway. In May, six passenger cars, two service vehicles and 17 cars that were part of 25 compositions became scrap after spending about 50 years in abandoned courtyards of MRS. The decision was taken after the destruction agreement between federal prosecutors, MRS and Dnit. The claim of Attorney is that the materials were causing environmental, social and landscape problems and were not tipping process.
 
Company will renovate 11 stations on Line 10-Turquoise
 
CPTM will retire 11estações Line 10-Turquoise. With the exception of Terminal Bras and Tamanduateí Station, which was rebuilt in 2010, all pass through interventions that take 12-15 months to complete.
 
The first to come into work will be Ribeirão Pires and Rio Grande da Serra Guapituba where services should begin by August. Then will the reformed Ipiranga, Utinga, Mayor Saladin and Maua platforms.
 
Why are significant interventions, CPTM ranked as reconstruction work. Coverage will be made ​​in the areas of loading and unloading and adjustments for accessibility for the disabled, such as installing ramps and tactile floor.


Source of News: Diário do Grande ABC
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