De acordo com Silvestre Ribeiro, diretor de operações da CPTM, se todo o processo ocorrer dentro do
esperado, a construção começará em 2015. O mandato de Geraldo Alckmin termina no ano que vem.
A previsão é que a linha comece a operar até 2019.
Haverá quatro estações no trajeto. Na capital, as operações de embarque e
desembarque vão ocorrer na região da atual estação Água Branca da CPTM,
na zona oeste da cidade, que será reformada.
"Do mesmo local vão sair os trens para Jundiaí, projeto que está um pouco à frente dos demais", afirma Ribeiro.
A composição fará uma parada nos arredores de São Roque. Já na região de
Sorocaba, haverá duas estações: uma no bairro Brigadeiro Tobias e outra
perto do centro.
"Algumas estações não vão ficar dentro exatamente das cidades, porque a nossa ideia é atender também os municípios vizinhos."
De acordo com o governo, tanto a linha para Jundiaí, que pode ficar
pronta em 2018, quanto a de Sorocaba serão feitas do zero. O trajeto
antigo não será aproveitado. Os trens devem atingir, no máximo, 160
km/h.
Custo
Não há previsão de quanto vai custar o bilhete entre São Paulo e
Sorocaba. Mas, segundo Ribeiro, ele vai ser competitivo com o custo da
viagem de ônibus e de carro.
Hoje, pelos cálculos do próprio governo, a viagem entre São Paulo e
Sorocaba, de ônibus, sai por R$ 20. Mais cara, a viagem de automóvel
fica em R$ 36.
Depois de Jundiaí e Sorocaba, existe o projeto que deve ligar São Paulo e o ABC a São Vicente e Santos.
Fonte da Notícia: Folha de São Paulo
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