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Novo Trem Série 7000 da CPTM |
A CPTM finalizou no início
de julho um processo de licitação para a compra de 65 trens por R$ 1,8
bilhão. Entre os vencedores está o Consórcio Iesa – Hynday Roten, que
vai receber R$ 788 milhões por 30 trens, e a empresa espanhola CAF, que
tem fábrica no Brasil e receberá aproximadamente R$ 1 bilhão por 35
trens.
O contrato está em fase de assinatura e prevê que os trens comecem a ser
entregues no prazo de 18 a 36 meses, o que seria a partir de 2015. A
compra começou em agosto de 2012, quando foi lançado um primeiro edital.
Entretanto, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, apenas uma
empresa se apresentou e os preços foram considerados altos.
“Abrimos a licitação no final do ano passado, um só consórcio participou
da disputa, nós anulamos a licitação, abrimos uma nova licitação –
concorrência pública internacional – e conseguimos uma economia, no lote
1, de 35 trens, de R$ 404 milhões. E no lote 2, R$ 366 milhões. Quase
R$ 800 milhões de economia. O governo está super atento para sempre ter
disputa”, disse Alckmin.
Atualmente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apura a
suspeita de cartel em licitações em São Paulo e no Distrito Federal. A
Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo também
investiga irregularidades. O governo do estado não divulgou detalhes
sobre se há suspeita direta de formação de cartel na licitação para a
compra dos 65 trens.
Preços para novos trens
A CPTM afirma que decidiu transformar a licitação em internacional após
verificar que o preço cobrado após verificar que a proposta para o
primeiro edital estava “muito acima do orçamento estimado”. O valor
orçado pelo governo foi R$ 904 milhões para o lote de 30 trens e de R$ 1
bilhão para o lote de 35 trens. O governo do estado afirma que teve uma
economia de R$ 700 milhões ao internacionalizar a concorrência.
Novos Trens
Todas as composições terão oito vagões, 170 metros de comprimento, ar
condicionado e salões contínuos de passageiros. São vagões interligados
semelhantes aos que existem hoje na Linha 4-Amarela do Metrô.
A compra foi determinada para atender “a futura demanda de passageiros” e
o processo de modernização. Segundo a companhia, as linhas estão sendo
preparadas para operar com intervalos de até três minutos nos horários
de pico.
As unidades poderão circular nas seis linhas da CPTM que atendem a
Grande São Paulo, pois contarão com todos os equipamentos de sinalização
de bordo.
Os novos trens substituirão os trens séries 1100, 1400, 1600, 4400 e 5550 nos trilhos paulistas
Fonte da Notícia: G1
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