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terça-feira, 16 de julho de 2013

65 Novos Trens da CPTM são comprados por R$ 1,8 Bilhões de Reaisem Licitação Internacional

Novo Trem Série 7000 da CPTM
A CPTM finalizou no início de julho um processo de licitação para a compra de 65 trens por R$ 1,8 bilhão. Entre os vencedores está o Consórcio Iesa – Hynday Roten, que vai receber R$ 788 milhões por 30 trens, e a empresa espanhola CAF, que tem fábrica no Brasil e receberá aproximadamente R$ 1 bilhão por 35 trens.

O contrato está em fase de assinatura e prevê que os trens comecem a ser entregues no prazo de 18 a 36 meses, o que seria a partir de 2015. A compra começou em agosto de 2012, quando foi lançado um primeiro edital. Entretanto, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, apenas uma empresa se apresentou e os preços foram considerados altos.

“Abrimos a licitação no final do ano passado, um só consórcio participou da disputa, nós anulamos a licitação, abrimos uma nova licitação – concorrência pública internacional – e conseguimos uma economia, no lote 1, de 35 trens, de R$ 404 milhões. E no lote 2, R$ 366 milhões. Quase R$ 800 milhões de economia. O governo está super atento para sempre ter disputa”, disse Alckmin.
Atualmente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apura a suspeita de cartel em licitações em São Paulo e no Distrito Federal. A Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo também investiga irregularidades. O governo do estado não divulgou detalhes sobre se há suspeita direta de formação de cartel na licitação para a compra dos 65 trens.
Preços para novos trens

A CPTM afirma que decidiu transformar a licitação em internacional após verificar que o preço cobrado após verificar que a proposta para o primeiro edital estava “muito acima do orçamento estimado”. O valor orçado pelo governo foi R$ 904 milhões para o lote de 30 trens e de R$ 1 bilhão para o lote de 35 trens. O governo do estado afirma que teve uma economia de R$ 700 milhões ao internacionalizar a concorrência.

Novos Trens
Todas as composições terão oito vagões, 170 metros de comprimento, ar condicionado e salões contínuos de passageiros. São vagões interligados semelhantes aos que existem hoje na Linha 4-Amarela do Metrô.
A compra foi determinada para atender “a futura demanda de passageiros” e o processo de modernização. Segundo a companhia, as linhas estão sendo preparadas para operar com intervalos de até três minutos nos horários de pico.

As unidades poderão circular nas seis linhas da CPTM que atendem a Grande São Paulo, pois contarão com todos os equipamentos de sinalização de bordo.
Os novos trens substituirão os trens séries 1100, 1400, 1600, 4400 e 5550 nos trilhos paulistas
Fonte da Notícia: G1 



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