Um grupo de brasileiros, em 1839, submeteu à apreciação do engenheiro Robert Stephenson
um anteprojeto, referente à construção de uma estrada de ferro através
da Serra do Mar, pois a Serra constituía um entrave ao progresso da Baixada Santista e do próprio Estado de São Paulo - pois, praticamente, isolava o Porto de Santos de toda a zona produtora do planalto.
Robert Stephenson era filho de George Stephenson, inventor da primeira locomotiva a vapor e construtor da estrada de ferro entre Manchester e Liverpool,
precursora de todas as estradas de ferro do mundo. O projeto brasileiro
foi considerado prematuro e, conseqüentemente, abandonado.
- O que? Construir uma Ferrovia no Brasil? rsrsrsrsrs
- Por que ri? Não vejo graça
- Um país que terminou de se tronar independente vai ter uma coisa de luxo assim como uma ferrovia?
- Não vejo problema
- Não? Tenho duas razões para isso: 1ª O Brasil é um país totalmente pobre e 2º Não temos tecnologia suficiente para construir trilhosem plena descida rigorosa como é a da Serra do Mar
- Mas você sabe como é essa Serra?
- Não, mas toda serra é uma descida muito íngreme
- Mesmo assim, é melhor ir conhecer essa serra
- Nunca, nunca irei depositar meu dinheiro e toda a nossa arquitetura em um país que nem na Europa se localiza
- Então o que pretende fazer?
- Isso
George pega o desenho do projeto da Ferrovia e o rasga
- Por que fez isso?
- Porque nunca usaremos
- Mas poderia servir algum dia para outras pessoas- Para outras pessoas, só se elas forem burras
- Olha chega tá bom, nem adianta porque temos uma cópia desse projeto em um cofre muito pessoal e ninguém jamais o abrirá
No Próximo Capítulo
Barão de Mauá tentará convencer o Governo Imperial a construir uma Ferrovia na Serra do Mar e tentará explicar sua importância econômica para o país. Não Perca
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário