Pesquisa

terça-feira, 14 de maio de 2013

Obras de Sinalização também serão atrasadas na CPTM

Obras para aumentar a segurança nos trilhos da CPTM estão até 700 dias atrasadas, segundo levantamento obtido pela Folha de São Paulo

A via férrea, responsável pelo transporte diário de 2,3 milhões de pessoas, computa a morte de pelo menos cinco funcionários atropelados --no final de 2011-- e sete acidentes graves, que deixaram mais de cem feridos. Em duas ocorrências, a estimativa do prejuízo foi de R$ 69 milhões. 

Obras que evitariam pane em trens da CPTM atrasam até dois anos e meio 

Como este blog noticiou ontem, o atraso em obras também é responsável por panes generalizadas no sistema.

Para o professor da Escola Politécnica da USP, Telmo Giolito Porto, os acidentes poderiam ser evitados caso as obras de sinalização das vias fossem concluídas. 

"Essas reformas são fundamentais para diminuir o risco de acidentes e o intervalo entre trens. As obras são difíceis de executar, pois interferem na circulação de trens e bloqueiam linhas, mas são inevitáveis", afirmou.

Avaliação

Para o professor, no passado, a CPTM "subavaliou" a dificuldade de realizar obras com o sistema operando. E hoje, a execução de obras no horário comercial é inviável, devido à pequena oferta de transporte público. 

"Passageiros, obras e trens de carga competem pelas vias, o que dificulta ainda mais as obras."
Atrasos também ocorrem na reconstrução de estações. Entre as quatro em reforma, a de Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11, está 700 dias atrasada. Enquanto isso, os passageiros utilizam uma estação improvisada de madeira para poder embarcar nos trens. 

Outro Lado

Questionada pela Folha, a CPTM não respondeu o que vai fazer para melhorar a sinalização especificamente em cada linha. Disse que faz reformas para diminuir ocorrências graves, que estão caindo, e modernizar a via. 

Segundo a companhia, quatro estações reconstruídas e uma nova serão entregues neste ano. 

Em relação à Linha 11-Coral, disse que revisou cronogramas e que as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano serão entregues em 2014.

Fonte: Folha de São Paulo (Reportagem modificada)

SPR: UMA LENDA INGLESA. DE SEGUNDA Á SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK

SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário