A cada dia, a Linha 10-Turquesa da CPTM ganha cerca de 5.000 passageiros. O
itinerário, que liga Rio Grande da Serra ao Brás, na região central de São
Paulo, registrou cerca de 23,5 milhões de embarques em agosto e setembro de
2012, contra 21,7 milhões no mesmo período do ano anterior - aumento de
8,4%.
O número de transportados não equivale à quantidade total de
pessoas que utilizaram o sistema, já que um mesmo passageiro pode embarcar
diversas vezes na linha no decorrer do dia. É o caso de quem usa o trem para ir
e voltar do trabalho.
Na avaliação do secretário de Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o crescimento na demanda é reflexo de
melhorias no serviço prestado. "A Linha 10 tinha intervalo de seis minutos entre
os trens, que caiu para cinco nos horários de pico", explica.
Segundo
Fernandes, um dos fatores que permitiram a diminuição no intervalo foi a redução
do percurso. Em dezembro, o ponto final da linha, que era na Luz, passou a ser
definitivamente no Brás. "Com a mudança, o conforto para quem tinha como o
destino o Brás foi substancial. Isso funciona muito na base do boca a boca,
porque as pessoas comentam que estão pegando o trem e está
melhor."
Segundo a CPTM, no último ano a frota que opera a Linha 10 teve
incremento de mais cinco composições, essas cinco
composições a mais prestavam serviços na Linha 9-Esmeralda. Após a chegada dos
novos trens, a frota foi deslocada para a Linha 10. Cada trem tem capacidade
aproximada de 2.000 pessoas. A companhia acrescenta que, em 2012, os
investimentos para o itinerário são de R$ 165 milhões, para obras de
modernização dos sistemas de sinalização, telecomunicação, rede aérea e trilhos.
Os dois pátios para trens, próximos à Estação Mauá, estão sendo
remodelados.
Em agosto, foi assinado contrato para ampliar e melhorar o
suprimento de energia. Para as Linhas 7 e 10, o valor investido foi de R$ 117
milhões. Outras 65 composições serão adquiridas para todas as seis linhas da
CPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário