Com a preferência da CPTM em manter somente
trens novos na Linha 9-Esmeralda (como os trens série 7000 e 7500) e mais
recentemente, com o envio da frota 2070 para a Linha 12-Safira, o espaço dos
trens série 3000 ficou pequeno na operação. Antes prioritários na operação da
linha que atende os usuários da zona sul, os trens alemães agoram operam somente
como frota reserva das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Com a quilometragem muito alta (cada trem já
extrapolou a marca de 2 milhões de quilômetros rodados), mas em plenas condições
operacionais, as cinco composições dessa série ainda aguardam a hora de
estacionar e passar pelo processo de revisão geral (completa desmontagem do trem
para revisão de todas as peças e substituição de componentes antigos por novos).
Enquanto isso não acontece, com uma frequência muito baixa, algumas composições
ainda saem para a operação comercial.
Sem informações oficiais da oficina de
Presidente Altino, não temos certeza se a revisão geral da frota já foi agendada
(apesar de haver uma licitação em aberto, que contempla a manutenção preventiva
e corretiva de diversas frotas, incluindo esta), tampouco se existe algum
problema que o impeça de ser remanejado para outra linha, a fim de atender o
constante crescimento da demanda. Boatos iniciais davam conta que esses trens
seriam remanejados para a Linha 12-Safira, juntamente com os trens da série
2070, ou até mesmo para a Linha 7-Rubi. Mas até agora, nenhuma das informações
foi concretizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário