A capital paulista e Campinas deverão ter três
ligações ferroviárias nos próximos anos. O governo do Estado vai contratar um
projeto funcional para estender a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPTM), que hoje liga a Luz a Jundiaí, até a cidade a 99 km de
São Paulo. A proposta se soma à do trem de alta velocidade (TAV), prometido pelo
governo federal, e à dos trens regionais que interligarão 14 cidades à
capital.
Segundo o secretário de Estado dos Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a proposta é criar uma linha de subúrbio,
com várias paradas entre Jundiaí e Campinas. Ela seria integrada à rede da CPTM,
com preço igual (hoje R$ 3). Fernandes diz que a extensão não vai concorrer com
os demais projetos ferroviários.
O TAV, que vai ligar Campinas ao Rio, passando
por São Paulo, tem velocidade máxima de 360 km/h e sua tarifa deve concorrer com
a dos aviões. O trem regional, com velocidade de até 160 km/h, terá tarifa
parecida à das rodovias com pedágio. Já a expansão da CPTM concorreria com os
ônibus intermunicipais. "Há espaço para todos", afirma Fernandes.
Trens regionais. O vice-governador, Guilherme
Afif Domingos disse ontem que a proposta de parceria público-privada para
a construção de 436 km de trilhos ligando as principais cidades paulistas deverá
ser aberta ao setor privado ainda nesta semana.
Anteontem, a proposta apresentada pela empresa
Estação da Luz Participações EDLP e pelo Banco BTG foi aprovada pelo Conselho
Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), o que libera o governo do Estado a
solicitar proposta de outras empresas interessadas.
Os candidatos terão 60 dias para apresentar
seus planos. Depois disso, o governo vai selecionar a melhor ideia. Um dos
critérios de seleção é o custo para o poder público.
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