O governo de São Paulo aprovou uma Parceria Público Privada (PPP) que pode tornar possível a construção de uma linhas de trens metropolitanos interligando a capital a várias regiões do estado de São Paulo, entre elas, a Baixada Santista.
Duas empresas se interessaram em executar o projeto, previsto pelo governo paulista desde 2010. Ao todo, são 431 quilômetros de trilhos. Haverá linhas entre São Paulo, Jundiaí e Campinas, São Paulo, São Roque e Sorocaba, São Paulo e São José dos Campos e também entre São Paulo, o ABC e Santos. O investimento será de R$ 18,5 bilhões, da iniciativa privada e do poder público.
O trem será expresso, com velocidade de 160 km/hora, e vai aproveitar trechos de linhas férreas já existentes. No trecho entre São Paulo e Santos, por exemplo, a previsão é que sejam cobrados R$ 15 em uma viagem de 50 minutos. A estação em Santos deve ficar no Valongo e terá a integração com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O contrato para início das primeiras obras seja assinado em abril de 2014. O governo de São Paulo prevê que os primeiros trechos estejam em operação em 2016 e os últimos em 2020.
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