A notícia ainda não é oficial, mas que já está
ganhando status de novidade. Em novembro do ano passado, noticiamos o fim da
série 5000, após quase quarenta anos de operações na zona oeste de São Paulo.
Para muitos, um alívio, visto que o trem era causador de muitos problemas. Para
outros, os gigantes trens da Linha 8-Diamante ainda fazem falta. Mas uma coisa
havia de se concordar: trem confortável.
Em conversa com amigos que trabalham nas
oficinas de Presidente Altino, soube de uma informação bastante curiosa e que
poderá agitar as páginas ferroviárias nas redes sociais: os trens da série 5000
estão sendo preparados para o retorno. Sim, os trens franceses, com toda a sua
história, voltarão aos trilhos da CPTM em breve. Mas não se animem com o trecho
principal da Linha 8-Diamante, e não, estes trens não serão modernizados.
Segundo as informações, composições com quatro carros
(motor-reboque-reboque-motor) serão adaptadas e prestarão serviços na extensão
operacional da Linha 8, ligando Itapevi à Amador Bueno.
Mas e aquela história de fazer o trecho Júlio
Prestes x Amador Bueno só com os novos trens da série 8000? Pareceu promessa de
época eleitoreira mesmo. Pode até ser que um trem da série 8000 faça a estreia
do trecho, ou circule no primeiro dia de operação da nova extensão. Mas no dia
seguinte, podem notar que lá estarão os sempre eficientes trens franceses. A
informação se tornou ainda mais confiável, depois que uma composição com doze
carros foi testada desde Presidente Altino até a estação Júlio Prestes, em uma
noite da semana passada. Ainda não se sabe quantos trens serão preparados para o
trecho, nem quando deverão operar. Agora resta esperar para ver
O
FERROVIÁRO, UMA NOVELA SOBRE TRENS. DE SEGUNDA A SEXTA NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.brE TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
Observei esta semana (26/06/13) que nas oficinas de P.Altino há movimentação com os trens da 5000, que operaram por 30 anos (e não quarenta) na linha 8. De fato são muito menos velhos e melhores que outros dos anos 50 e poderiam sim com operação de 8 carros ajudar e muito o sistema.
ResponderExcluirCaro José!
ExcluirOs Trens 5000 estão sendo pintados de vermelho e rodarão na extensão Itapevi-Amador Bueno em 2014 com 4 vagões
4 Carros
ResponderExcluirExatamente, na extensão Itapevi- Amador Bueno
Excluir