O
Bilhete Único vem sendo alvo de fraudadores que estão carregando
créditos em cartões anônimos (não cadastrados) nas modalidades Semanal e
Diário (24 horas). Para combater essa irregularidade, a SPTrans, Metrô e
CPTM definiram medidas de proteção, somadas ao trabalho das autoridades
policiais. Os procedimentos adotados para solucionar a questão são os
seguintes:
1- Desde 01/08/2016, a venda dos créditos Semanal e Diário
será feita somente para cartões cadastrados - que possuem identificação
do usuário. Desta forma, temporariamente cartões anônimos não receberão
mais os créditos Semanal e Diário. Reforçamos que essa medida é
temporária até que existam condições seguras de controle da fraude.
O
cadastro é feito no site http://bilheteunico.sptrans.com.br e os
cartões são retirados nos postos (ver relação abaixo). Os créditos
adquiridos até 01/08/2016 serão utilizados normalmente até seu
término. Os cartões anônimos continuarão em circulação, podendo receber
crédito na modalidade Comum em dinheiro.
2- Ampliação da proteção tecnológica das transações do Bilhete Único;
3- Intensificação da divulgação dos meios de aquisição de créditos, em especial através de aplicativos;
4- Ampliação da rede de recarga, incluindo parte das estações da CPTM.
Os
efeitos das medidas e eventuais ajustes ou revisões serão avaliados no
prazo de 30 dias. Todos os demais benefícios e vantagens do Bilhete
Único permanecem inalterados.
Relação dos Postos de Atendimento da SPTrans para os serviços de:
• Venda e Recarga de Crédito Eletrônico
• Personalização e/ou Retirada de Cartões
• Solicitação e/ou Revalidação de Cartão Escolar e do Bilhete do Professor
• Restituição e/ou Restauração de Cartões
Fonte da Notícia: CPTM
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