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segunda-feira, 25 de maio de 2015

Trens Regionais não tem previsão para início de obras

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Mapa de projeção dos Futuros Trens Regionais em SP
A volta dos trens regionais ligando a capital paulista a municípios do interior do estado ainda não tem data certa. A última previsão de inícios das obras era para este ano, com a entrega para 2017.

Reportagem do portal G1 conta que o Governo Estadual evita dar prazos sobre os trens intercidades. De acordo com a CPTM, a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada das duas empresas está em análise pelo Conselho Gestor das PPP´s do Governo Estadual.

O projeto contempla infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas, material rodante, e abrangendo, além de Sorocaba, Santos, Mauá, São Caetano do Sul, Santo André, Jundiaí, campinas, Americana, São José dos Campos e Taubaté.

Segundo o conselho, de responsabilidade da Secretaria de Governo, o Estado aguarda um retorno da ANTT para dar continuidade ao projeto, já que os trilhos passariam em grande parte do trajeto, ao lado de trens de cargas, que estão na faixa de domínio do governo federal.

Por outro lado a ANTT nega o conhecimento dos documentos. “Não recebemos nada sobre esse projeto”, informou a assessoria do órgão.

Fonte da Notícia & Imagem: Portal Via Trólebus

Um comentário:

  1. Recentemente foi feito um teste pela CPTM para analisar tecnicamente as condições das vias, embasando estudos que estão sendo realizados para a implantação do Trem Inter Cidades São Paulo-Santos, sem previsão de implementação. Até esta parte entendo como possível e viável.

    Com relação ao paragrafo “Trem Regional” se baseando em um estudo feito desde 2011 e que foi divulgado em 2013, e se encontra totalmente defasado, uma vez que é chamado desde sua criação o Expresso ABC é uma única linha central em 1,6m na Linha 10-Turquesa que vai de Sto André á Luz com parada somente nas estações principais sempre no sentido de maior fluxo de passageiros, é inviável esta alteração de bitola, e não existe espaço físico para mais uma linha, a não ser que seja feita a demolição de varias estações.
    Neste mesmo estudo daquela época que foi lançado, constava que esta mesma linha finalizava nas proximidades onde é hoje a estação Pirelli da Linha 10-Turquesa como terminal, sem utilização destas vias e não constava a utilização destas Estações São Carlos e ABC, em lugar serão?
    Continuo entendendo como inviável e descabida planejar linhas de trens regional em configurações divergentes das outras existentes, pois não existe justificativa técnico econômica que fundamenta esta afirmação a fim de se eliminar o máximo possível de transbordos para maior conforto dos usuários.

    Neste aspecto estudos atuais, que estão sendo realizados para a implantação dos Trens Regionais; Sorocaba, Americana, São José dos Campos, Santos não prevê que se utilize bitola divergente de 1,6m, que é também a bitola da Linha 10-Turquesa bloqueando a interpenetração criando –se bloqueios obrigatórios desnecessários, como esta locomotiva e suas composições, além de praticamente nenhum dos inumeráveis equipamentos de manutenção de vias entre outros não possam ser utilizadas.

    Com relação a este estudo mais moderno se refere a uma ligação concomitante rodo-ferroviária entre Parelheiros e Itanhaém, interligada com o rodo e ferroanel, planejado desde os anos 80.
    Vale lembrar que as duas linhas ferroviárias utilizadas pela MRS da antiga FEPASA para realizar esta ligação com o litoral já se encontra saturada, e possui uma demanda muito maior, o que torna inviável o uso para trens de passageiros.

    Sendo assim, existe a necessidade dos dois modais rodoviários e ferroviários serem construídos de forma concomitante, e os ferroviários utilizados de forma compartilhada inicialmente, pois somente após a demanda do trem de passageiros for suficiente se possa separar, em que num passado recente tivemos uma grande ferrovia que operava assim e era FEPASA, que era comparada a uma das maiores ferrovias americanas em operação, a AMTRAK, por isto mesmo era chamada de a “AMTRAK brasileira”.

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