Atual Estação Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa) |
Prometidos por meio do PAC Mobilidade, os recursos para a reconstrução das Estações da
Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) estão travados pela
burocracia.
Segundo a CPTM, nova
diretriz publicada em abril pelo Ministério das Cidades emperrou o
processo. A Pasta federal, por sua vez, afirma que faltam documentos
para concluir a aprovação dos repasses para as intervenções.
Enquanto isso, as estações seguem aguardando reforma, prometida para ser
iniciada ainda em 2014, mas que até agora não começou. A CPTM afirma
que todos os projetos que pleiteavam verba do PAC, incluindo os da Linha
10 – Turquesa, foram considerados aptos a receber recursos do OGU , por meio de seleção publicada na Portaria
223 de 25/04/2014 do Ministério das Cidades. Segundo nota
enviada pela companhia “desde essa data era possível assinar o termo de
compromisso junto ao governo federal para se tornar efetivo o repasse
dos recursos.”
Sendo assim, até o dia 15/04/2015 não havia nenhuma pendência por parte
da CPTM e do Governo do Estado junto à Pasta federal para se efetivar a
transferência. No entanto, na mesma data a companhia informa que o
Ministério da Cidades comunicou a nova diretriz.
Com a mudança, a CPTM diz que será necessário encaminhar a documentação
novamente à Caixa Econômica Federal para análise a fim de que,
posteriormente, seja assinado o termo de compromisso com vigência e
repasse da verba.
Questionado pelo Diário, o Ministério das Cidades alegou ter realizado
apenas a republicação da diretriz, sem qualquer alteração. Em nota,
ressaltou que só poderá liberar os recursos quando o Estado apresentar
“solução para as pendências de titularidade, licenciamento e engenharia
da referida obra.”
Ao todo, os investimentos para modernização de 18 estações, incluindo as
do Grande ABC, são da ordem de R$ 760 milhões, sendo R$ 590 milhões do
OGU e R$ 170 milhões de contrapartida do Estado.
Obras preveem readequar estruturas à demanda atual
A modernização de 18 estações da CPTM tem como principal objetivo readequar os espaços para a
atual demanda de passageiros que têm optado por usar transporte público
para se locomover entre as cidades. Atualmente, a Linha 10-Turquesa
tem média diária de aproximadamente 353,9 mil usuários diários.
Com arquitetura moderna, os projetos das estações vão dispor de
plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de
acessibilidade (elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em
Braile), além de assentos, banheiros públicos comuns e sanitários
exclusivos para pessoas com deficiência.
Fonte da Notícia: Diário do Grande ABC
Imagem: Apontador
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