Pesquisa

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Novos Equipamentos potentes começam a funcionar na CPTM

NOVO Carro de Manutenção 110U

A CPTM está investindo cerca de R$ 57 milhões na ampliação e capacitação de seu parque de máquinas de manutenção, com a aquisição de 14 veículos auxiliares ferroviários de alta precisão. Com a entrega dos últimos três novos equipamentos, a CPTM encerra essa primeira fase de investimentos no parque de máquinas. Fabricados com tecnologia de ponta, os equipamentos vão ser usados no aprimoramento dos serviços de inspeção e manutenção dos sistemas de via e rede aérea de energia.

Equipados com motor a diesel de última geração, os três novos veículos são fabricados de acordo com as atuais exigências de emissão de poluentes, respeitando-se o meio ambiente e facilitando a sua utilização em túneis e demais ambientes com baixos níveis de ventilação.

Um dos destaques é o carro-controle modelo EM 100U, considerado um dos mais modernos do mundo, capaz de identificar fissuras e falhas internas nos trilhos. Outra aquisição de peso é o conjunto de máquina desguarnecedora e escarificadora de lastro, que tem como função retirar toda a brita sem mexer nos dormentes ou trilhos, além de um veículo lançador e recolhedor de cabos da rede aérea de alimentação de trens.

De acordo com o gerente geral de Manutenção, Evaldo Ferreira, a aquisição desses equipamentos representa inovações muito importantes que irão agilizar e aperfeiçoar o serviço de manutenção. Pelo elevado nível técnico exigido na operação desse maquinário, apenas as ferrovias de grande porte, cujo volume de tráfego é elevado e as tolerâncias geométricas são pequenas, utilizam equipamentos desse tipo. "O investimento em mecanização da manutenção mediante a adoção de equipamentos de alta tecnologia é uma tendência mundial, em função do tempo cada vez menor para execução dos trabalhos", observa o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário