Destroços do marcante Acidente de Perus |
No dia 28 de Julho de 2000, aproximadamente às 21:15 ocorre o maior
acidente de trens na administração da CPTM, onde nove pessoas morreram e 115 ficaram feridas.
O acidente, até hoje o maior da história ferroviária de São Paulo, teve
como causador, um trem que estava na região da Estação Jaraguá que por
estar em um trecho de inclinação, desceu a toda velocidade em direção a
estação de Perus quando sem sucesso, Osvaldo Pierrucci, maquinista do
trem que saiu desgovernado, não conseguiu o manter parado pois a CPTM
alegou que ele não calçou as rodas do trem, hoje algo obrigatório.
Porém para a investigação da Polícia Civil na época, houve uma série de
erros que culminaram na tragédia. Houve antes uma falha no sistema de
energia que deixou o trecho entre Perus e Pirituba sem operar, houve um
desespero e falta de preparo para tomada de decisões rápidas, além do
fato de o trem não ter sido calçado.
A composição desgovernada atinge após uma descida rápida rumo a estação,
um trem cheio que estava na Plataforma para seguir para Francisco
Morato, porém não conseguiu sair do local devido nova falha de energia
que o deixou sem condições de se mover. Com o impacto houve muitos
feridos de imediato, bem como mortos e a estação Perus ficou semi
destruída.
Após três dias a estação foi reaberta e o caso seguiu em investigação o
qual em 2012, a CPTM foi condenada a indenizar 118 pessoas pelo acidente
e as famílias das vítimas fatais.
Em 15 anos após o ocorrido, os trens da Série 1700, o causador do
acidente, passaram por uma substituição do sistema de freios, bem como o
sistema de energia vem sendo modernizado, ainda sim com certa
constância apresentando problemas.
Fonte da Notícia: Diário da CPTM
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário