O Governador Geraldo Alckmin esteve em Poá
dia 30/08/2016 para entregar obras de modernização da Estação
Poá, que atende a Linha 11-Coral. O investimento é de
R$ 20.189.267,15. A estação, de acordo com a Secretaria Estadual de
Transportes Metropolitanos, recebe cerca de 10 mil pessoas por dia.
As obras começaram em 2012 e tiveram diversas prorrogações no prazo.
"Em primeiro lugar nós tivemos alguns problemas de interferência de
energia elétrica, tudo mais, e a dificuldade que precisou construir uma
plataforma provisória. No começo de 2015, houve um grande
contingenciamento de recursos do Estado, porque a arrecadação despencou.
Então a obra ficou suspensa até Agosto de 2015, quando nós conseguimos os
recursos, mais de R$ 10 milhões que faltavam para concluir a estação. Aí
nós dissemos: retomou em agosto, em um ano entregaremos", detalhou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, que
também participou da entrega.
Segundo a Secretaria, a estação passou a contar com quatro elevadores e
duas escadas rolantes para melhorar a acessibilidade, além de banheiros
públicos com 27 metros quadrados de área, incluindo unidades adaptadas
para portadores de deficiência. "Sempre a gente vaz essas obras com o
carro andando, ou melhor, com o trem andando, né? Você tem que fazer a
obra com o trem circulando e com a estação funcionando. Mas estão sendo
todas elas entregues", disse o Governador.
Fim da baldeação
De acordo com o Secretário Estadual de Transportes, a partir de Outubro de 2016 os passageiros do Alto Tietê não precisarão mais fazer baldeação em Guaianases: haverá trens expressos até o bairro da capital e outros trens até Mogi das Cruzes. "Eu tenho o Expresso Guianases, porque tem muita gente que precisa ir para Guaianases. O que não for Expresso Guaianases, vai vir direto para Mogi. Eu vou ter trens alternados sendo destinados para Mogi. A pessoa não precisa trocar de trem mais."
A linha tem uma oferta de 40 mil lugares por hora e a operação sem baldeação depende de reparos da subestação de Calmon Viana após um furto na rede da cidade.
"Depois que a gente tiver resolvida a questão da subestação de Calmon
Viana, quem quiser pegar o Expresso Leste e depois trocar pode. Quem não
quiser pega o outro trem e ele vem direto para Mogi", continuou o
secretário.
A escala com horários, porém, ainda não está definida e a chegada do
Expresso até Mogi ainda precisa de estudos, segundo Pelissioni. "Eu
tenho 20 mil usuários de Mogi. Então eu preciso saber o horário que eu
ponho. O trem depende de demanda. O trem carrega 2 mil pessoas. Eu não
posso ter trem vazio. Tem que estudar a demanda como ela é", disse.
Mesmo os trens sem baldeação em apenas alguns horários do dia foram suspensos após o furto.
Novos Trens Série 8500
O Governador Geraldo Alckmin falou durante o evento sobre a chegada de Novos Trens Série 8500 à Linha 11-Coral. "Já vieram mais dois trens. Cada trem tem oito carros, todos com ar-condicionado, vagão contínuo. Você vai do primeiro até o oitavo vagão com o trem andando. E o ano que vem nós teremos dez trens a mais". Segundo o governador, até 2018 todos os trens da linha serão novos.
De acordo com o secretário Pelissioni, apenas dois trens serão trocados
e os outros se somam aos que já operam. "Vamos substituir só dois, que
são mais antigos, e os outros se somam. Nós fizemos uma compra de 65
novos trens", disse. "Nós colocamos dois aqui, que eram prioridade. Nós
devemos agora destinar à Linha 7-Rubi que temos trens muito antigos e, em
seguida, no ano que vem voltaremos a colocar novos trens aqui na Linha
11-Coral", continuou.
Outras estações
Segundo Geraldo Alckmin, as Estações de Mogi das Cruzes seguem sem data para obras. "Essas estações, nós estamos fazendo o projeto executivo, mexendo contínuo para poder ser feita a licitação, mas dependemos de recursos do Ministério das Cidades e não há por enquanto ainda previsão. O que nós vamos fazer é Suzano, a segunda etapa", explicou o governador.
A segunda etapa das obras na Estação Suzano deve ser entregue em Novembro de 2017, segundo Pelissioni. "Nós já licitamos, tem uma parte
que está em obra do contrato que estava separado, que é a passarela e o
bicicletário. O espaço para 500 bicicletas. Em janeiro nós vamos
entregar essa parte da obra. E a conclusão da estação, a segunda etapa,
nós já licitamos. Em Novembro de 2016 nós iremos iniciar essa obra. Até Novembro de 2017 a estação será concluída."
Em Poá, além de elevadores e escadas rolantes, segundo a Secretaria de
Transportes Metropolitanos, o piso das rampas foi reformado e as
laterais foram fechadas com placas de aço inoxidável e corrimãos central
e lateral. Já as plataformas de embarque receberam revestimento do piso
com granito, instalação de faixa de segurança com ladrilho hidráulico,
além de rota tátil para ajudar no deslocamento de pessoas com
deficiência visual. A secretaria ainda acrescentou que a estação recebeu
cobertura com telha com isolação termo-acústica. Além da instalação de
equipamentos de sonorização, cronometria e de combate a incêndios.
Houve ainda melhorias na área operacional da Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos, segundo a Secretaria Estadual de Transportes
Metropolitanos. No saguão principal foi instalada uma nova bilheteria
blindada, com três guichês de atendimento, equipados com
intercomunicadores para facilitar a comunicação com o passageiro. A
operação pode ser acompanhada pela SSO,
intalada perto da linha de bloqueio.
O espaço agora conta com um reservatório exclusivo para captar água das
chuvas, que será utilizada nos sanitários e na limpeza da estação.
Fonte da Notícia: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário