Obras da Linha 13-Jade (Expresso Aeroporto) da CPTM |
Prometida para a Copa do Mundo de 2014, a conclusão da linha já havia
sido adiada pelo Governo Geraldo Alckmin em Novembro de 2016
para 2016. No início de 2015, o prazo foi prorrogado para 2017 e,
agora, para 2019. Serão 12,2 quilômetros de extensão, fazendo conexão
com a Linha 12-Safira na Estação Engenheiro Goulart,
zona leste, e duas novas estações, incluindo uma ao lado do aeroporto.
Segundo
o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo
Pelissioni, o custo adicional e o novo atraso foram provocados pela
demora nos processos de desapropriação de imóveis e por causa de ajustes
em um dos viadutos da futura linha, que terá cerca de 8,8 km de trilhos
em vias elevadas. As obras tiveram início em Dezembro de 2013, já com
atraso de nove meses, com prazo de execução de 18 meses.
Ele
afirma que o trecho que passa sobre a Rodovia Ayrton Senna vai precisar
ser alargado porque a estrada ganhou uma quinta faixa de rolamento para
melhorar o fluxo de veículos, dois meses antes do início da obra, em
setembro de 2013. "É uma obra relativamente complexa", disse Pelissioni,
referindo-se ao traçado que passa ao lado do Parque Ecológico do Tietê.
A linha também passará por cima da Via Dutra e do Rio Tietê e deve
custar ao menos 1,9 bilhão de reais, incluindo a compra dos oito trens
com oito carros cada.
O Secretário de Alckmin também culpou a
falta de repasses para a obra previstos pelo Governo Federal. O
Ministério das Cidades havia prometido 250 milhões de reais para
financiar parte da Linha 13-Jade. "O prazo tem relação com a demora das
desapropriações e nós também tivemos o problema da não vinda dos
recursos do PAC", disse.
Recurso Federal
Ele
afirmou que, por causa da demora do envio da verba, a secretaria
desistiu do dinheiro federal para o projeto e fez empréstimo no BNDES, que já estava
disponível para reformas de estações da CPTM. A verba do PAC, segundo
Pelissioni, vai ser usada agora para deixar as estações acessíveis. Além
de duas novas estações (Guarulhos-Cecap e Aeroporto), a CPTM vai
ampliar a Estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira. O Ministério
das Cidades informou que o Governo Estadual desistiu de usar o recurso
no projeto de construção da linha, mas a verba federal continua
disponível para a área de mobilidade.
Os dois aditivos com a
prorrogação do prazo de entrega e o aumento do custo da obra foram
assinados no dia 19/02/2016 pela CPTM com o consórcio CST, formado
pelas empresas Consbem, Serveng Civilsan e TIISA e responsável pelos
lotes 2 e 4 da Linha 13-Jade. No primeiro deles, o prazo foi prorrogado por
mais 34 meses a partir deste mês, ou seja, até Janeiro de 2019, e o
valor ampliado em 61,2 milhões de reais, 18,1% a mais do que o previsto.
Lotes
O
especialista em transporte sobre trilhos e consultor da área Peter
Alouche afirmou que os atrasos ocorrem porque "as obras têm projetos
longos, em tempo de execução, e amadurecem durante a construção" das
linhas. Segundo ele, isso acontece tanto nos projetos da CPTM como nos
do Metrô. "No meio do caminho, os departamentos técnicos da companhia e
das empreiteiras identificam avanços que podem ser feitos", afirmou
Alouche.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de Anadeto Barbosa Pereira
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