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terça-feira, 23 de junho de 2015

Falta de verba emperra projetos de trilhos de expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha

Obras de expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha
Ainda não vai ser este ano que a Linha 9-Esmeralda da CPTM, que liga Osasco ao Grajaú, ganhará sua extensão até Varginha, bairro do extremo Sul da Capital paulista. A previsão de entrega da obra para 2015 era do próprio governo do Estado. Mas vai sofrer um atraso de 2 anos, ficando apenas para 2017. O novo prazo foi divulgado, na última semana, pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e é válido também para outras obras do sistema metroferroviário.

De acordo com a pasta, o principal entrave para as obras na Linha 9-Esmeralda é o atraso nos repasses de recursos do governo federal, que é parceiro dos projetos. A informação foi confirmada pela CPTM. “O ritmo dos trabalhos foi reduzido no ano passado devido ao atraso no repasse de R$ 500 milhões, por parte do governo federal. O termo de repasse foi assinado no início de Dezembro de 2014, porém a liberação efetiva dos recursos ainda não ocorreu até hoje”, explicou a companhia, em nota.

A CPTM informou também que já entregou os documentos, que envolvem a parceria, para análise da Caixa Econômica Federal, mas ainda não recebeu uma parecer sobre o prazo de liberação. Por parte do Governo do Estado, foram destinados R$ 54 milhões, que estão financiando obras de vedações de faixa (gradil ou muro de concreto padrão CPTM) ao longo dos 4,5 quilômetros de extensão, além de serviços de terraplanagem, contenção dos taludes e demolições dos imóveis que estão sendo desapropriados ou reintegrados. Em maio foram executados reforço da fundação da futura passarela Pinheiro Chagas, a execução dos blocos da fundação da passagem inferior Mendes, canaletas de drenagem, drenos e banco de dutos. “No entanto, sua continuidade está vinculada à disponibilidade de recursos”, completa a empresa.

As obras de extensão do ramal até Varginha está em andamento há cerca de 2 anos. O projeto também envolve uma parada intermediária na estação Mendes – Vila Natal e duas estações, além de viadutos ferroviários e rodoviários, duas passagens subterrâneas de pedestres e uma passarela. Serão implantados ainda dois bicicletários, sistemas de energia, de sinalização e de telecomunicações, e feitas obras complementares de drenagem. Segundo dados da CPTM, após a conclusão dos trabalhos a linha vai passar a atender 610 mil usuários por dia. Hoje, a média diária é de 500 mil. 

Fonte da Notícia: Web Diário 
Imagem de Sérgio Castro

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