Composição da CPTM |
O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça 11 executivos de
empresas do setor ferroviário e um funcionário da CPTM por formação de cartel em três contratos
firmados entre 2007 e 2008.
De acordo com a denúncia, eles combinavam as propostas que
apresentariam nas concorrências públicas e direcionavam os vencedores de
cada licitação. Os contratos investigados eram para o fornecimento de
trens e materiais ferroviários na execução de três projetos da CPTM nas Linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa.
Segundo a denúncia, as empresas “dividiram o mercado e o preço final
superfaturado, direcionando cada licitação e sabendo previamente qual
empresa seria a vencedora de cada um dos contratos e quais os preços de
cada uma".
Os promotores dizem que o direcionamento fazia com que as empresas
elaborassem propostas "a preços superiores ou simplesmente não
participassem da concorrência na referida licitação, deixando de
oferecer proposta.” Depois, a vencedora subcontratava as demais
participantes do cartel.
Foram denunciados:
- César Ponce de Leon, Luiz Fernando Ferrari e Ruy Grieco, executivos da Alstom;
- José Manuel Uribe Regueiro, da CAF Brasil;
- Carlos Levy, executivo da Bombardier Transportation Brasil Ltda/DaimlerChryler Rail Systems (Brasil) Ltda.;
- David Lopes, Mauricio Memoria e Wilson Daré, executivos da Temoinsa do Brasil Ltda.;
- Manuel Carlos do Rio Filho e Telmo Giolito Porto, da Tejofran – Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda;
- Massimo Giavina-Bianchi, da T'Trans – Trans Sistemas de Transportes S/A;
- Reynaldo Rangel Dinamarco, que, na época dos contratos, era presidente da comissão de licitações da CPTM.
A investigação foi baseada em documentos encaminhados pelo Cade, que também investiga a
formação de cartel em concorrências no Metrô e na CPTM. As fraudes
teriam ocorrido entre 1998 e 2008, em governos do PSDB.
Posicionamentos
A CPTM afirmou que vai abrir sindicância para apurar possíveis irregularidades cometidas por Reynaldo Rangel Dinamarco durante o exercício de suas funções na companhia. "O Governo do Estado de São Paulo é o maior interessado em apurar os fatos e exigir ressarcimento aos cofres públicos", diz a nota da companhia.
A Tejofran diz que "não foi notificada da denúncia, mas reitera que
participou de consórcios conforme permitido pela legislação. A empresa
obedeceu exatamente as disposições do edital e realizou todos os
serviços previstos em contrato, com preços competitivos."
"Esclarece ainda que se trata da mesma matéria que tramita no Cade,
para a qual a empresa já apresentou defesa, ainda não julgada. E,
conforme sua postura de seguir os mais rigorosos padrões éticos, se
coloca à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos
necessários", afirma em nota.
Em nota, a Bombardier disse reiterar "que sempre operou segundo os mais altos padrões de ética corporativa no Brasil e em todos os países onde está presente".
Em nota, a Bombardier disse reiterar "que sempre operou segundo os mais altos padrões de ética corporativa no Brasil e em todos os países onde está presente".
A assessoria da Bombardier acrescentou que o funcionário investigado não trabalha na empresa há quatro anos.
A CAF, que também se pronunciou em nota, disse que “respeita o trabalho
do Ministério Público do Estado de São Paulo e nega taxativamente as
acusações imputadas a seu executivo. A empresa reitera ainda que tem
colaborado com as autoridades no fornecimento de todas as informações
solicitadas”.
Em nota, a Alstom afirma que "respeita as leis brasileiras e as regras
dos editais das licitações de que participa e não se manifestará sobre a
denúncia mencionada".
O G1 entrou em contato com as empresas Temoinsa e T'Trans e espera um posicionamento oficial.
Outras denúncias
A Justiça aceitou em Março de 2015 uma outra denúncia do Ministério Público e iniciou uma nova ação contra 11 empresas acusadas de formar um cartel para obter contratos da CPTM.
Este é o segundo processo aberto pela Justiça neste ano por causa do cartel - no primeiro, de janeiro, 15 empresas foram acionadas em uma ação indenizatória aberta pela Procuradoria Geral do Estado.
Entenda o caso
A investigação de irregularidades nas licitações dos trens do Metrô e da CPTM começou a partir de um acordo de leniência (ajuda nas investigações) feito em 2013 entre umas das empresas acusadas de participar do suposto cartel, a Siemens, e o Cade, órgão ligado ao Ministério da Justiça.
O desdobramento das investigações mostrou, no entanto, que o esquema
poderia estar funcionando muito antes da denúncia feita pela Siemens. O
suposto pagamento de propinas a governos no Brasil pela empresa Alstom
teria tido início em 1997, segundo apuração iniciada pela Justiça da
Suíça.
Em 2008, o jornal norte-americano "The Wall Street Journal" revelou
investigações em 11 países contra a Alstom por pagamento de propinas
entre 1998 e 2003. As suspeitas atingiam obras do Metrô e funcionários
públicos. Foi neste ano que o Ministério Público de São Paulo entrou no
caso, pedindo informações à Suíça e instaurando seu próprio inquérito.
Também em 2008 um funcionário da Siemens denunciou práticas ilegais no
Brasil à sede alemã, dando detalhes do pagamento de propina em projetos
do Metrô, CPTM de SP e Metrô DF. Em 2013, a Alstom recebeu multa
milionária na Suíça e um de seus vice-presidentes acabou preso nos
Estados Unidos.
No Brasil, a Siemens decidiu então fazer a denúncia ao Cade delatando a
existência do cartel. Em dezembro, a ação chegou ao Supremo Tribunal
Federal. A investigação se ampliou e mostrou que o esquema poderia ser
bem mais amplo do que se imaginava.
Em 2014, o Cade ampliou o processo e passou a investigar licitações (de
1998 a 2013) em mais locais, além São Paulo e Distrito Federal.
Entraram também nas apurações Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande
do Sul.
Fonte da Notícia & Imagem: G1-SP
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