O governo estadual quer auxiliar autoridades federais no processo de
licenciamento e na execução do projeto executivo do Ferroanel Metropolitano -
conjunto de trilhos para trens de carga que deverá circundar a Grande São Paulo.
A expectativa é de que, com isso, obras sejam adiantadas em pelo menos um ano.
Prometido há mais de 10 anos e incorporado ao pacote de logística de R$ 133
bilhões anunciado pela presidente Dilma Roussef em agosto, o Ferroanel deverá
ter as obras iniciadas em abril, segundo o ministro dos Transportes, Paulo
Passos.
O secretário estadual de Transportes, Saulo de Castro, porém, afirmou que fez
a proposta a Passos para que o governo do Estado ajude na parte burocrática
antes do início das obras - que, quando prontas, vão permitir que a rede da CPTM
dentro da capital seja usada apenas para passageiros. "Vamos começar a construir
o Rodoanel Norte no fim deste ano ou no começo do próximo. O ideal é
conseguirmos fazer os dois projetos simultaneamente, para ganharmos em escala e
logística. A obra vai sair mais barata e em um espaço de tempo muito mais
curto." Segundo ele, o ministro foi receptivo à ideia e o assunto deverá ser
decidido em duas semanas, após novas reuniões
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