Composições Série 4400 da Linha 11-Coral da CPTM |
Os trens de carga e de passageiros estão circulando por linhas separadas
na região, entre Itaquaquecetuba e Suzano. As obras foram concluídas pela MRS
Logística em Agosto de 2014 e em Dezembro a ANTT recebeu um pedido de liberação final do
trecho. Por enquanto os trens circulam em Operação Assistida. A medida é
necessária por conta de algumas condicionantes solicitadas pela agência
reguladora. A empresa estima que cerca de 2,1 milhões de passageiros da CPTM serão beneficiados,
pois em alguns momentos o intervalo entre os trens era maior para que o
veículo de carga pudesse circular.
"Anteriormente, para dar a devida prioridade ao transporte de passageiros, trabalhávamos com restrições de horário, utilizando a via férrea por apenas 12 horas diárias. Agora, poderemos nos planejar melhor e operar com mais segurança", explica o gerente geral de Relações Institucionais de São Paulo, José Roberto Lourenço. Além dos passageiros da Linha 11-Coral, a MRS afirma que os usuários do eixo Jundiaí-Rio Grande da Serra (antiga Santos-Jundiaí) serão beneficiados.
As obras de segregação, que faz parte do Ferroanel, tiveram início em 2011. "Após a terraplenagem, ruas e grandes áreas da região receberam drenagem e até saneamento.
O projeto da MRS também promoveu a retirada de interferências entre os modais, graças à construção de seis pontes e viadutos (o maior deles sobre a linha da CPTM, em Suzano), de muros de contenção em cinco trechos, com cerca de 800 metros de extensão total, e da adequação de três passarelas", explicou a MRS.
"A importância estratégica do projeto está justamente nesta integração, livre de interferências, e alinhada com o projeto de desenvolvimento do setor ferroviário nacional. A eficiência do sistema logístico favorece diretamente a Balança Comercial brasileira", avalia o diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini.
Fonte da Notícia: Diário de Suzano
Imagem: Portal Via Trólebus
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