Composição da Estrada de Ferro Campos do Jordão |
Após dois anos e meio, a EFCJ voltou a oferecer o passeio turístico entre Campos e
Pindamonhangaba, em São Paulo.
Retomada em 02/06/2015, com operação às terças-feiras, a
rota percorre um trecho da serra da Mantiqueira e construções históricas
como a Estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal. Ali, há uma
parada de meia hora para visita ao mirante da Santa Expedicionária, de
onde se avistam três cidades. Outro ponto alto do passeio, literalmente,
é o Alto do Lajeado, a 1.743 m de altitude.
O trajeto havia sido suspenso após um acidente que matou
três pessoas em novembro de 2012. Agora, a segurança foi reforçada: um
registrador de eventos, espécie de caixa-preta, e um limitador de
velocidade estão entre as novidades tecnológicas. Além disso, foram
trocados 14.800 dormentes e 20 km de trilhos e implantadas quase 5.000
canaletas de drenagem.
O trem parte às 9h da estação de Pindamonhangaba e deixa a
estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão, às 15h. A tarifa é de R$ 59,00.
São Paulo tem outros quatro trens turísticos em atividade e mais dois em
implantação, de acordo com Hélio Gazetta Filho, diretor da ABPF. ‘Há muita vontade de
prefeituras e empresas de retomar linhas turísticas, até porque há
muitos trilhos parados. Mas, para se sustentarem, é preciso que haja um
fluxo turístico e atrativos além da ferrovia‘, diz.
Uma das rotas em operação é a Maria-Fumaça
Campinas-Jaguariúna, que oferece passeios aos fins de semana. No
trajeto, há seis estações ferroviárias, quatro já restauradas. Outra é a
Moita Bonita, em Paraguaçu Paulista. Na capital, há ainda dois trens
culturais dos Imigrantes e dos Ingleses.
Os dois em implantação são o de Guararema, que será operado
pela ABPF e deve iniciar operações no 2º Semestre, e o Caipira, em
São José do Rio Preto.
Fonte da Notícia: Folhapress
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