Lotação excessiva na Linha 9-Esmeralda |
Apesar de colocar mais 105 trens em operação,
aumentar em 6% a oferta de composições no horário de pico e crescer em
7% o número de viagens diárias na comparação com 2010, a CPTM fechou 2014 com três das sete
linhas acima do limite tolerável de conforto (6 passageiros por metro
quadrado). Os dados estão no recém-divulgado Relatório da Administração
de 2011 da companhia.
As
linhas críticas, segundo a própria CPTM, são a 7-Rubi, 11-Coral e o
Expresso Leste (serviço que funciona em conjunto com a Linha 11). Mas a
Linha 12-Safira chega quase lá: 5,6 passageiros por metro quadrado.
Somadas,
essas linhas transportaram uma média de 1,15 milhão de usuários por dia
no ano passado. Significa dizer que metade dos 2,3 milhões de usuários
diários de toda a rede da CPTM viaja no limite do desconforto. Cada
passageiro percorre, em média, uma distância de 20,3 quilômetros nesse
aperto, em cerca de 30 minutos, ainda segundo os dados do relatório.
No
ano passado, a CPTM teve aumento de 9% no total de usuários em relação a
2010, quando transportou 2,1 milhões de pessoas por dia. Mas as linhas
"desconfortáveis" tiveram aumento de apenas 4% na comparação com o ano
anterior.
O
índice de 6 passageiros por m² é uma medida adotada internacionalmente
para avaliar o quanto um sistema de transporte é desconfortável. "A
concentração dos passageiros é, praticamente, em dois horários. Das 5h30
às 7h30 e das 17h às 19h. Só esses dois horários representam 50% de
toda a movimentação de passageiros", diz o diretor de Relacionamento da
CPTM, Sérgio Carvalho Júnior. Foi a primeira vez que o índice esteve no
relatório, portanto, não é possível fazer comparação com outros anos.
Campeã
De
cada dois passageiros novos que a CPTM ganhou em 2001, um foi para a
Linha 9-Esmeralda. Sozinha, essa linha ganhou mais 98 mil usuários por
dia, em média, na comparação entre 2010 e 2011 - um aumento de 36%. O
motivo é a expansão da rede metroviária. Esse ramal, que sai do Grajaú,
na zona sul, e vai até Osasco, na Grande São Paulo, passando pela
Marginal do Pinheiros, ainda não era integrado ao Metrô em 2010. Com a
integração com a Linha 4-Amarela, houve uma redução no tempo de viagem
até o centro e a linha ficou mais atrativa.
Nesta
terça-feira, a linha teve mais uma falha na rede elétrica, que
interrompeu a circulação entre as Estações Presidente Altino e Osasco
desde o começo da manhã. Os usuários tiveram de utilizar a Linha
8-Diamante para contornar essas duas paradas.
Outra
pane, em 14/03/2014, já havia motivado a CPTM a fechar a linha aos
domingos para acelerar obras de modernização. A CPTM promete reduzir o
intervalo entre trens de 5 para 3 minutos até 2014, quando todas as
obras terminarem.
Projeções
A
perspectiva até 2014, ainda de acordo com o relatório da companhia, é
de melhora. Se todas as promessas de modernização forem cumpridas,
nenhuma linha será tão superlotada. Mas o líder no quesito aperto
continuará sendo o Expresso Leste, com 5,8 passageiros por m². E o
Expresso ABC, linha prometida para 2014 que vai ligar a Estação Luz a
Mauá, paralela à Linha 10-Turquesa, já vai nascer no limite do conforto:
5,9 passageiros por m². A Linha 10-Turquesa, por outro lado, é a que deve
melhorar mais esse índice, passando dos atuais 5,1 para 2,9 passageiros
por m².
O
destaque, entretanto, é a perspectiva de piora da Linha 9-Esmeralda, na
Marginal do Pinheiros. Em 2014, ela deve ficar com média de 4,6
passageiros por m², contra os atuais 4. Segundo a CPTM, esse índice deve
ficar estabilizado de 2015 em diante, quando a ampliação da Linha
5-Lilás do Metrô entrar em operação. A promessa é que a extensão do
ramal, entre a Chácara Klabin e o Largo Treze, atraia parte dos
passageiros da Linha 9.
Para
o engenheiro Creso de Franco Peixoto, professor da FEI, o desconforto nas linhas de trem traz mais incômodo
para o usuário do que no metrô. "No Metrô, a viagem é mais curta, então o
passageiro só senta se tem lugar perto. Nos trens de subúrbio, a viagem
é mais longa e há uma tendência de as pessoas se moverem mais."
Fonte da Notícia: Revista Veja
Imagem: Band
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