A Prefeitura de Campinas contratará um estudo de
viabilidade para um sistema de transportes sobre trilhos para
passageiros entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e a região central da cidade. O secretário municipal de
Administração, Silvio Bernardin, afirma que o governo federal já aprovou
a verba de R$ 1,5 milhão para a contratação da empresa que fará a
avaliação das possibilidades. "O estudo, que está em fase final de
contratação, vai nos indicar as rotas possíveis na cidade e se será
possível usar parte da estrutura do extinto VLT", detalha.
O secretário afirma que a expectativa é ter o resultado do estudo de
viabilidade até o fim deste ano, mas até lá não será possível mensurar
valores da construção e definir a malha férrea para esse tipo de
transporte, além de qual tipo de equipamento poderia ser usado. Em nota,
a Prefeitura informou que já encaminhou para a Caixa Econômica Federal a
documentação para a liberação da verba e aguarda o retorno do processo.
Somente após a liberação da Caixa o processo licitatório para a
contratação da empresa será aberto.
A concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos
afirmou que realizou algumas reuniões sobre a possibilidade de
interligação do novo terminal até a região central da cidade. No projeto
de expansão, está prevista uma estação para parada de trens próxima à
área de circulação de passageiros, dentro do sítio aeroportuário, mas o
detalhamento depende do estudo de viabilidade que for contratado,
segundo a empresa.
Alternativas
O projeto tem como objetivo buscar alternativas para o transporte
público de massa na cidade, que atualmente conta apenas com sistema de
ônibus municipal e intermunicipal. O governo paulista também tem projeto
do trem intercidades para o transporte de média velocidade entre a
capital, litoral e interior paulista. O edital para a proposta, que será
financiada pela iniciativa privada em modelo de PPP, deve ser lançado ainda em 2014, ainda sem data definida.
A proposta ainda não foi detalhada, a ideia é utilizar a área férrea já
existente no eixo norte-sul, interligando Americana até Santos, e no eixo leste-oeste, entre Sorocaba e Taubaté. A
primeira etapa de obras com 430 quilômetros de extensão teria início por
Campinas, segundo o Governador Geraldo Alckmin, e na região
passaria ainda por Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Valinhos e Vinhedo, além de Jundiaí e São Paulo.
Outra opção para o transporte coletivo da cidade são os corredores de
ônibus do BRT, que estão em fase
final de projeto pela terceirizada contratada pela Emdec. O projeto básico do BRT, segundo a
Emdec, está concluído e em cerca de 30 dias será aberta fase licitatória
para a parte executiva e obras. Uma das ideias é usar a antiga rota do
VLT para o percurso.
Transporte de cargas
Em janeiro deste ano, a concessionária fez alterações no plano de
ampliação e "agrupou" os três terminais de passageiros previstos para
serem construídos no período de 30 anos. A mudança foi feita com base na
possibilidade de desviar o traçado de uma linha férrea que passa dentro
do sítio aeroportuário. No primeiro plano de ampliação aprovado pela Anac, a concessionária não previa a
obra e, por conta disso, os terminais de passageiros ficariam
"espalhados" na área do aeroporto.
Fonte da Notícia: G1
The
Municipality of Campinas hire a feasibility study for rail transport
system for passengers between the International Airport of Guarulhos,
Campinas, and the downtown area. The
Municipal Secretary for Administration, Silvio Bernardin says that the
federal government has approved the sum of U.S. $ 1.5 million for hiring
the firm will assess the possibilities. "The study, which is in the final stages of hiring, will indicate the
possible routes in the city and you can use part of the structure of the
extinct VLT with."
The Secretary asserts that the expectation is to have the result of the feasibility study by the end of this year, but there will not be possible to measure values of construction and set the rail network for this type of transport, and what kind of equipment could be used . In a statement, Hall said he has already started for the CEF documentation for the release of funds and awaits the return process. Only after the release of the box the bidding process for the hiring company will open.
The concessionaire that manages the Guarulhos International Airport said it held some meetings about the possibility of linking the new terminal to the downtown area. In the expansion project is planned for a station stop near the area of movement of passenger trains within the airport site, but the details depend on the feasibility study is hired, according to the company.
Alternatives
The project aims to seek alternatives to public mass transportation in the city, which currently has only municipal and intermunicipal bus system. The state government also has intercity train project to transport average speed between the capital city, coast and interior of. The notice for the proposal to be funded by the private sector in PPP model, due to be released in 2014, still no date set.
The proposal has not yet been detailed, the idea is to use the already existing railway area in the north-south axis, linking American to Santos, and the east-west axis between Sorocaba and Taubaté. The first stage of works with 430 kilometers long would start by Campinas, according to the Governor Alckmin, and the region would still American, Nova Odessa, Sumaré, Hortolandia, Valinhos and Vineyard, and Jundiai and Sao Paulo.
Another option for public transport in the city are the BRT bus lanes, which are in the final design phase for outsourced contracted by EMDEC. The basic design of the BRT, according to EMDEC, is complete and in about 30 days will be open bidding for the executive part and stage works. One idea is to use the old route of the tram for the ride.
Cargo transportationIn January this year, the licensee made changes in the expansion plan and "grouped" the three passenger terminals scheduled to be built within 30 years. The change was made based on the possibility of diverting the route of a railway line that passes within the airport site. In the first expansion plan approved by ANAC, the dealership did not provide the work and because of that, passenger terminals would be "scattered" in the airport area.
Source of News: G1
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