A CPTM está
reformulando o edital da concorrência nacional para a compra de 65 trens
para uma licitação internacional. A medida está sendo adotada após
quatro adiamentos de entrega de propostas e depois que um único
consórcio, o Frota CPTM (CAF Brasil Indústria e Comércio e Alstom Brasil
Energia e Transporte), apresentou proposta com valor acima do orçamento
estimado e foi desclassificado. O valor de referência do edital é de
R$ 23,7 milhões por trem (R$ 2,96 milhões por carro). A CPTM não
informou o valor da proposta apresentada. A Revista Ferroviária apurou
que o valor foi em torno de R$ 4,2 milhões por carro. O valor é mais que
o dobro dos trens chineses que o Rio comprou para a SuperVia, que
custaram R$ 2 milhões por carro. Os 65 trens serão compostos por oito
carros, totalizando 520 carros. Essa é a maior encomenda de trens
elétricos do país.
Em nota, a CPTM informou que “optou por alterar a modalidade da
licitação, tornando-a internacional, ampliando para que outros novos
fornecedores possam participar oferecendo preços mais baixos”. A
companhia informou ainda que o novo edital está em fase de conclusão e
deverá ser publicado em breve, sem citar previsão de data.
A licitação mudará de formato após toda uma campanha da indústria,
através da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), para
que os trens fossem fabricados no Brasil. O fato da indústria nacional
apresentar somente uma proposta e acima do valor de referência foi
recebido com surpresa (desagradável) pelo Estado e incomodou o
governador Geraldo Alckmin. “Belicosa, jocosa e estranha”, assim define
o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a
maneira como a indústria fez a proposta.
Para acelerar o novo processo, o governo fez uma consulta ao mercado e
seis empresas estrangeiras, entre elas a CAF da Espanha e a Alstom
francesa, demonstraram interesse na nova licitação. O governo espera,
antecipando os pagamentos aos fornecedores, que parte dos trens seja
entregue ainda no governo Alckmin, que encerra no final de 2014.
O edital dos 65 trens foi lançado em 03 de agosto, em solenidade no
Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin;
do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; do
presidente da CPTM, Mário Bandeira; e representantes da indústria
ferroviária. Um dia antes da solenidade de lançamento do edital,
durante apresentação do projeto da nova escola ferroviária do Senai, o
presidente da CPTM, Mário Bandeira, disse que escolha da concorrência
nacional tinha como objetivo incentivar a produção brasileira. Bandeira
defendeu a produção nacional dizendo que os 13% de diferença de preço
obtida pelo governo do Rio em relação aos trens chineses comprados para a
Supervia não cobriam o que seria gerado de receita com os impostos aqui
no Brasil, além da geração de empregos. Ele disse também que o Brasil
tem cinco fábricas de trens (Alstom, Siemens, CAF, Bombardier e
Hitachi/Iesa) e que é ‘absurdo’ comprar trens do exterior. Ele foi
aplaudido pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e pelo do Simefre, José
Martins.
Os trens que a CPTM pretende comprar são de aço inoxidável, com oito
carros cada - sendo quatro carros motores e quatro carros reboques
alternados; e passagem livre entre eles. A aquisição estava dividida em
dois lotes, sendo um com 30 trens e outro com 35.
De acordo com o edital, o preço ofertado deverá contemplar todos os
equipamentos, materiais, instrumentos, mão de obra, acessórios, seguros
cabíveis, pessoal, bem como os custos indiretos (impostos, tributos,
encargos, taxas, emolumentos, etc) e outras despesas. E inclui ainda o
fornecimento de sobressalentes, fornecimento de um novo simulador de
trem com atualização dos demais simuladores de operação de trens da
CPTM, manuais de manutenção e operação para os trens e prestação de
serviços de treinamento técnico-operacional, transferência de tecnologia
e assistência técnica com garantia assistida aos trens.
O FERROVIÁRO. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.brE TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
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