Passageiros da CPTM estão
usando cada vez mais o serviço de denúncia por mensagem de celular. O número de
reclamações registradas em 2012 foi 24,5% maior do que no ano anterior, de
acordo com a companhia.
Em 2011, a Central de Segurança da CPTM recebeu 17.045 reclamações por meio
do chamado SMS Denúncia, criado em 2008. No ano passado, foram 21.216
atendimentos.
As denúncias de poluição sonora continuam liderando as demandas. Ao todo,
21,6% das mensagens de celular enviadas para a CPTM envolvem passageiros que
ouvem músicas com volume alto ou fazem muito barulho.
O comércio ambulante ficou em segundo lugar na lista de reclamações, com
15,1% das mensagens. Em terceiro lugar, com 14,9%, está o que a CPTM classifica
como comportamento inadequado do usuário.
Nesta categoria, entram as reclamações por passageiros que sentam no chão do
trem, põem os pés nos bancos e não dão preferência a mulheres e idosos.
A CPTM informou que, para coibir a incidência dessas práticas, "incentiva a
boa convivência entre os usuários, por meio de avisos sonoros nos trens e
estações", e inclui o tema em suas campanhas de conscientização. Além disso, tem
agentes de segurança que circulam nos trens e plataformas."
Quem quiser fazer uma denúncia deve mandar uma mensagem de celular para o
número (11) 97150-4949. A CPTM recomenda que o passageiro informe as
características físicas do infrator, a linha onde está viajando, o número do
carro, o sentido do trem e a próxima estação.
Metrô. O número de reclamações feitas por passageiros do Metrô por meio do
SMS também aumentou nos dois últimos anos, segundo a companhia. O total subiu de
50.577, em 2011, para 70.050, em 2012. O número do serviço é (11) 97333-2252. /
T.D.
O FERROVIÁRIO, UMA NOVELA SOBRE TRENS. DE SEGUNDA A SEXTA NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário