Os novos trens da Linha 11-Coral (Expresso Leste) já estão quase prontos. A informação veio da própria Alstom, durante
conversa com um dos funcionários da empresa que está fabricando as novas
composições para a CPTM. Nesse momento, o sexto trem (de um total de nove
composições) está em montagem dentro da Alstom, no bairro da Lapa, em São Paulo.
Até março, a última composição já deverá estar pronta e em testes. Vale lembrar
que, com essa incorporação na frota, será possível ampliar o Expresso Leste, que
passará a atender desde Palmeiras-Barra Funda até Suzano.
O primeiro trem dessa nova série, vulgo T01,
encontra-se em testes no pátio de Presidente Altino, onde ainda recebe as
últimas instalações e identificações visuais internas. A expectativa era ter
entregado o trem no segundo semestre desse ano, fato que não se concretizou. As
informações seriam que esse trem poderia inaugurar o trecho Guaianazes-Suzano
até metade do ano que vem. Quando as nove composições estiverem prontas e
testadas, a Linha 11 receberá um importante reforço na operação. Mas ainda fica
uma incógnita sobre o fator energia: será que a subestação irá aguentar mais de
25 trens em operação conjunta? (atualmente, dezenove composições das séries 2000
e 7000 se revezam na operação de pico).
Os novos trens seguem o padrão da série 8000,
fabricado pela CAF: salão contínuo de passageiros, portas mais largas para
facilitar o embarque e o desembarque, mas com um detalhe: uma menor quantidade
de assentos. Ainda sobre assentos, é possível notar que são assentos lisos, sem
a proteção estofada, o que leva em conta o fator manutenção, mas pesa no fator
conforto. O Metrô utiliza em quase todas as frotas esse tipo de padrão, mas
leva-se em conta a distância percorrida pelos usuários (segundo pesquisa, os
usuários do Metrô não passam mais que vinte minutos à bordo, enquanto na CPTM,
se passa até mais de uma hora). Atualmente, existe uma licitação aberta para
compra de mais 65 trens no mesmo padrão
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