A execução de projetos por meio de Parcerias
Público-Privadas (PPPs) e de obras de transporte fora da capital paulista são os
destaques do orçamento do Estado de São Paulo para 2013, segundo o secretário de
Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini. Entre as ações que
devem ser executadas no próximo ano com a participação da iniciativa privada
estão a de combate a enchentes; a duplicação da Rodovia dos Tamoios; a
construção de cinco hospitais e uma fábrica de medicamentos; a criação de 10,5
mil vagas em presídios; a construção de pátios para o Detran; além das Linhas 6,
17, 18 e 20 do Metrô e da CPTM
Também devem começar a sair do papel no próximo
ano, segundo o secretário, o trem regional para Jundiaí; o trem para o Aeroporto
de Guarulhos; e a extensão da Linha 2-Verde, além do projeto da Linha 4-Amarela
até Taboão da Serra. “As obras de transporte público saem da capital e adotam
visão metropolitana, gerando melhoria nos serviços”, defendeu Semeghini,
ressaltando que em 2013 estão previstas sete obras de trem e metrô ao mesmo
tempo.
O trem regional de São Paulo para Jundiaí vai
receber investimentos de R$ 60 milhões no próximo ano. Já o trem que vai ligar o
Aeroporto de Guarulhos a São Paulo, chegando na estação Engenheiro Goulart,
deverá receber R$ 207 milhões em 2013. Essa obra, denominada Linha 13-Jade, terá
11,5 km de extensão e deve transportar 200 mil passageiros por dia. Também na
região metropolitana deverá ser feito o Ferroanel, executado pelo governo
federal e que vai exigir contrapartida estadual. A obra, porém, ainda não possui
previsão orçamentária.
Já o complexo da zona leste de São Paulo, que
está sendo construído por conta da Copa do Mundo de 2014, deve receber a maior
parte dos investimentos em 2013. Dos R$ 479 milhões previstos para intervenções
viárias e para o polo Itaquera, R$ 350 milhões são do Estado de São Paulo, que
pretende executar R$ 300 milhões em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário