Estação General Miguel Costa
Estação Quitaúna
A CPTM deve abrir, até o final deste ano, licitação para reformar estações da
linha 8 – Diamante, entre as melhorias previstas estão modificações
no sistema de sinalização, energia e rede aérea. As obras vão atender as paradas
que ainda não foram beneficiadas com o projeto de modernização do ramal. Na
região Oeste, fazem parte do pacote as estações de Quitaúna, Comandante Sampaio,
General Miguel Costa, Santa Terezinha, Antônio João, Jardim Belval, Jardim
Silveira e Sagrado Coração.
Já passaram por obras semelhantes as estações
de Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi, enquanto em Osasco o projeto está em
andamento.
O projeto de modernização também envolve a
aquisição de novos trens para a linha. Por enquanto, ela conta 13 trens novos,
mas até o final serão 36 composições novas em circulação.
Com os novos trens e a reforma nas linhas, a
intenção é que as viagens passem a ter intervalos de três minutos. Hoje, ele é
de 8 minutos, em média. Mas a previsão para a conclusão total das obras é
2015.
Apesar de passarem a operar, após as obras, com
intervalos semelhantes ao do Metrô, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, rebate
a informação de que as linhas 8 e 9 vão virar “metrô de superfície”, conforme
chegou a ser anunciado pelo próprio governo do Estado. “Trem nunca vai ser
metrô, porque eles possuem configurações diferentes”, afirmou, durante evento
realizado na última semana, para anúncio do fechamento da linha 8, aos domingos,
para as obras de modernização.
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