Pesquisa

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Novo Simulador da CPTM é inaugurado

Fonte: Revista Ferroviária

Ao completar 20 anos de sua fundação, no mês de maio, a CPTM inaugura uma nova unidade de simulador de operação de trens dotado de tecnologia de ponta para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. Com mais esse equipamento, a Companhia passa a contar com três simuladores de treinamento: no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart [CPTM/SENAI], na Lapa, no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco, e na Estação Brás, anexa ao prédio do Centro de Controle Operacional Unificado.

Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. O dispositivo está programado para reproduzir as características dos trens das séries 2.000, 2.070, 2.100, 3.000, 7.000 e 7.500, que integram a frota da Companhia. Em breve, também será possível reproduzir os modelos das séries 5.500 e 4.400.
Desde a aquisição dos primeiros simuladores, em maio de 2011, a CPTM já formou 193 novos maquinistas em mais de 400 horas de treinamento. Ao todo, 1.347 profissionais formados participaram do curso de atualização e capacitação, totalizando mais 554 horas de treinamento no simulador.

Com a aquisição da nova unidade da estação Brás, a expectativa da Companhia é de atender a cerca de 500 maquinistas que atuam nas Linhas 11- Coral e 12- Safira, bem como a todo o contingente de novos maquinistas que serão admitidos futuramente.

Os simuladores também possuem dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanhar e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.

Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também mudanças climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente, para que o operador possa se adaptar às mudanças na linha. O investimento total nesses simuladores foi da ordem de R$ 4,7 milhões.
A CPTM oferece todos os recursos para a capacitação e reciclagem dos maquinistas e controladores do Centro Operacional. Vale lembrar que não existe no mercado cursos visando à formação desses profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário