Trem Série 2100 Estação Grajaú
Fonte: CPTM
No próximo domingo, 29/04, a Linha 9-Esmeralda vai operar
parcialmente, após ser fechada aos domingos para as obras de modernização.
Durante esse período, a CPTM acelerou o cronograma dos trabalhos, ampliando o tempo disponível para as obras
que já estavam em andamento. Os recursos investidos para implantar a nova
infraestrutura da Linha 9-Esmeralda são da ordem de R$ 307 milhões. Nessa
primeira etapa, serão realizados R$ 55 milhões.
Nos últimos cinco domingos foram feitos, entre outros serviços, a implantação de 180 estruturas da nova rede aérea, implantadas 3 novas seccionadoras, substituídas outras 12 por modelos de maior capacidade, construção de 360 metros de rede de dutos para a sinalização dos novos terminais em Pinheiros e Jurubatuba, limpeza de vias, lançamento de 3100 metros de cabos ópticos para os sistemas de sinalização e telecomunicação, troca de 650 metros de trilhos, e correção da geometria em 3300 metros da via permanente. Estão sendo priorizados até o momento os serviços que requerem a interdição simultânea das duas vias. A partir de junho, as interdições serão apenas em uma das vias, permitindo aos usuários voltar a utilizar a linha 9 aos domingos, uma vez que as obras irão prosseguir com menores transtornos à população.
Se todos os serviços realizados até o momento tivessem ocorrido durante a semana, no sistema convencional, que é feito somente durante as madrugadas, seriam necessários aproximadamente cinco meses [150 dias] para serem realizados. Cerca de 220 operários trabalham a cada domingo nessas obras. Durante a interdição, é acionada a operação Paese, com ônibus gratuitos, sendo que mais de 132.000 passageiros fizeram a viagem gratuitamente.
Nos últimos cinco domingos foram feitos, entre outros serviços, a implantação de 180 estruturas da nova rede aérea, implantadas 3 novas seccionadoras, substituídas outras 12 por modelos de maior capacidade, construção de 360 metros de rede de dutos para a sinalização dos novos terminais em Pinheiros e Jurubatuba, limpeza de vias, lançamento de 3100 metros de cabos ópticos para os sistemas de sinalização e telecomunicação, troca de 650 metros de trilhos, e correção da geometria em 3300 metros da via permanente. Estão sendo priorizados até o momento os serviços que requerem a interdição simultânea das duas vias. A partir de junho, as interdições serão apenas em uma das vias, permitindo aos usuários voltar a utilizar a linha 9 aos domingos, uma vez que as obras irão prosseguir com menores transtornos à população.
Se todos os serviços realizados até o momento tivessem ocorrido durante a semana, no sistema convencional, que é feito somente durante as madrugadas, seriam necessários aproximadamente cinco meses [150 dias] para serem realizados. Cerca de 220 operários trabalham a cada domingo nessas obras. Durante a interdição, é acionada a operação Paese, com ônibus gratuitos, sendo que mais de 132.000 passageiros fizeram a viagem gratuitamente.
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