A Linha 13-Jade da CPTM, que a princípio ligará o Aeroporto
Internacional de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart, em 12,2 km de trilhos, deve ter operação após à meia-noite, o que hoje não
ocorre em nenhuma linha da empresa, para atender os passageiros do aeroporto.
Além disso, está previsto que a concessionária que administra o aeroporto
viabilize uma conexão entre a estação da CPTM e o terminal de embarque do
aeroporto. Segundo o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves,
que participou semana passada de painel na 22ª Semana de Tecnologia da Aeamesp, a empresa está
compatibilizando o cronograma com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, para
que ambos transportes estejam prontos na mesma época. A intenção da CPTM é
inaugurar a Linha 13 até Julho de 2018.
Serão 8 novos trens utilizados na Linha 13-Jade. Estes trens
devem contar com bagageiro e maleiro, para atender os passageiros do aeroporto
e estão em processo de licitação. Mesmo sem os trens prontos, em Julho de 2018,
a CPTM vai manter o plano de inauguração da linha, utilizando, segundo
Gonçalves, outros trens, como os da frota CAF ou da frota Hyundai Rotem,
adquiridos recentemente e que estão sendo entregues. A Linha Jade deve
viabilizar a viagem entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Estação Brás,
fazendo a integração com a Linha 12-Safira em Engenheiro Goulart, em 34
minutos. A Estação Engenheiro Goulart, aliás, está sendo ampliada para fazer a
conexão. De acordo com Gonçalves, as obras na estação, que terá 5 vezes o
tamanho original, está com avanço de 65%. O investimento na Linha 13-Jade é de R$
2,2 bilhões.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
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