Incêndio na Estação da Luz semana passada |
O incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa completou uma semana dia 28/12/2015. O prédio, vizinho à Estação da Luz,
teve sua estrutura consumida pelas chamas por volta das 16h de 21/12/2015. A Estação da Luz da CPTM segue interditada, embora as estações de Metrô que
levam o mesmo nome permaneçam funcionando. Trens da CPTM e de carga não
circulam pelo trecho afetado.
Funcionário do museu, o bombeiro civil Ronaldo Pereira, de 39 anos, morreu tentando combater o fogo. Ele foi socorrido com parada cardiorespiratória pelo Corpo de Bombeiros e levado pelo Samu ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu. Apesar da destruição do edifício, será possível recuperar o acervo virtual guardado em cópia de segurança.
Funcionário do museu, o bombeiro civil Ronaldo Pereira, de 39 anos, morreu tentando combater o fogo. Ele foi socorrido com parada cardiorespiratória pelo Corpo de Bombeiros e levado pelo Samu ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu. Apesar da destruição do edifício, será possível recuperar o acervo virtual guardado em cópia de segurança.
O Governo de São Paulo iniciou na
quarta-feira (23/12/2015) obras emergenciais para dar estabilidade às ruínas e
permitir a desinterdição da Estação da Luz da CPTM. Técnicos do IPT avaliam o impacto do incêndio e
as obras necessárias. Neste domingo (27/12/2015), técnicos pediram mais obras de reforço antes de voltar a avaliar a liberação. Eles estimam que serão necessários pelo menos mais dois dias de obras.
O prédio onde fica o museu foi inaugurado em 1901. Já o Museu da Língua Portuguesa foi
inaugurado oficialmente no dia 20/03/2006 e abriu suas portas
ao público no dia 21/03/2006. Em seus três primeiros anos
de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço,
consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América
do Sul.
O Museu da Língua Portuguesa foi
desenvolvido e implantado pela Fundação Roberto Marinho por meio de um
convenio com o Governo do Estado de São Paulo. O museu é dedicado à
valorização e difusão da língua portuguesa.
O que provocou o incêndio?
O incêndio pode ter sido causado por um
curto-circuito iniciado na troca de uma luminária no segundo andar do
museu, mesmo local onde o fogo começou. A informação foi dada por um
funcionário do museu a equipes da Defesa Civil, de acordo com o
coordenador do órgão, Milton Persoli.
O funcionário contou que estava trocando uma luminária neste andar e quando retornou com a lâmpada nova o fogo já tinha começado. No momento havia cerca de 30 pessoas no prédio, que estava fechado ao público como sempre ocorria às segundas-feiras. A possível causa do incêndio será investigada juntamente com outras hipóteses pela polícia.
O funcionário contou que estava trocando uma luminária neste andar e quando retornou com a lâmpada nova o fogo já tinha começado. No momento havia cerca de 30 pessoas no prédio, que estava fechado ao público como sempre ocorria às segundas-feiras. A possível causa do incêndio será investigada juntamente com outras hipóteses pela polícia.
Por que pegou fogo tão rápido?
Havia grande quantidade de madeira e de
materiais altamente combustíveis, como plástico e eletrônicos. O fogo
começou no primeiro andar por volta de 16h, e rapidamente alcançou os
dois andares superiores e o telhado do edifício.
Tudo o que havia de madeira foi
queimado. O segundo andar, onde ficavam painéis eletrônicos e projeção
de vídeos ficou totalmente destruído. Um dos hidrantes instalados no
museu chegou a ser usado durante o incêndio.
Quando a Estação da Luz será reaberta ?
A reabertura da Estação da Luz depende
de avaliação de técnicos do IPT após o término das obras emergenciais
realizadas desde o dia 23/12/2015 para estabilizar as paredes do
museu. As obras deveriam terminar hoje (30/12/2015).
Desde o dia do incêndio, os trens não
circulam na Estação da Luz. Os trens da Linha 7-Rubi, não circulam entre
as estações Barra Funda e Luz. Os trens da Linha 11 -Coral, não
circulam entre Brás e Luz. O Metrô continua funcionando na Luz, mas os
usuários não poderão usar as entradas e saídas da estação principal. O
acesso às linhas do Metrô continuará se dando por outras entradas.
Os trens de carga que circulavam à noite
pelos trilhos da CPTM tiveram de ser desviados para outros ramais na
Grande São Paulo e no interior.
Fonte da Notícia: Portal Ternura FM
Imagem: Blog do Meireles
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