Antiga Estação Anhumas no interior de São Paulo |
A Prefeitura de Campinas vai retomar as obras de extensão
da Maria-Fumaça no trecho de Campinas — entre a Estação Anhumas e a
Praça Arautos da Paz — até Dezembro de 2015. O projeto tem um custo estimado em
R$ 5 milhões.
O Município já garantiu um crédito de R$ 2 milhões do
Ministério do Turismo e o restante será financiado pela Administração
através do Fatur.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico,
Social e Turismo, atualmente, a extensão do trem turístico está em fase
de contratação do projeto executivo.
A ampliação do trajeto em dois quilômetros foi anunciada no
governo do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos e deveria ter sido
entregue em 2011. A obra seria viabilizada através de convênio da
Prefeitura com a Petrobras.
Naquela época, o valor estimado era de R$ 3,3 milhões,
sendo R$ 1,5 milhão da Petrobras, R$ 1,5 milhão do Ministério do Turismo
e R$ 370 mil da Prefeitura.
Porém, erros no projeto paralisaram a obra e o contrato com
a empresa responsável pela construção foi interrompido. O projeto foi
refeito pela atual Administração com a promessa de retomada das obras em
junho de 2014.
O “esqueleto” do plano inicial — seis pilares de concretos
que serviriam de apoio para o elevado por onde a locomotiva passaria —
pode ser visto na Praça Arautos da Paz e na Estação Anhumas, onde 40
longarinas estão depositadas e sendo corroídas pela ferrugem. Somente a
construção dos pilares já custou R$ 1 milhão aos cofres públicos.
O estado de deterioração das estruturas preocupa Hélio
Gazetta Filho, diretor administrativo da ABPF, que mantém a Maria-Fumaça.
“O ferro exposto está enferrujando e daqui a pouco não tem
mais aproveitamento”, disse. Gazetta afirma que a extensão do trajeto
ampliaria o número de viajantes.
Samuel Ribeiro Rossilho, secretário de Desenvolvimento
Econômico, Social e Turismo, afirmou ontem que o atraso ocorreu porque o
projeto precisou ser refeito para garantir a verba do Governo Federal,
que já está assegurada.
Atualmente, a ampliação do trecho está na fase de termo de
referência, ou seja, de contratação do projeto executivo. Na sequência
será aberta a licitação para início das obras.
O novo prazo dado pela Administração para que isso aconteça
é Dezembro de 2015. Além das correções, o atual projeto prevê a construção de
uma estação temática na Praça Arautos da Paz.
Sobre o estado de deterioração das longarinas, o secretário
afirmou que elas passarão por análise técnica para saber se ainda
poderão ser aproveitadas ou não.
O prolongamento é aguardado desde 2007 e era um dos projetos mais importantes do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos.
Ao todo, a obra vai acrescentar 2,013 quilômetros ao já
existente no trecho que liga Campinas a Jaguariúna — sendo que 480
metros serão em formato de viaduto sobre o Ribeirão Anhumas e na chegada
à Arautos da Paz.
O passeio é um dos principais roteiros de turismo na região. Sai de Campinas, na Estação Anhumas, e vai até Jaguariúna.
Fonte da Notícia: Correio RAC
Imagem: Guia do Viajante
Nenhum comentário:
Postar um comentário