Antiga Estação Itanhaém (SP) |
Projeto de uma nova rodovia que ligaria São Paulo à Baixada Santista
volta a discussão. De acordo com o DER, o estudo de viabilidade deve ser concluído ainda em 2015.
Trata-se de uma ligação direta entre a capital paulista no trecho Sul
do Rodoanel Mário Covas, com o município de Itanhaém, no litoral
paulista, por meio do bairro de Parelheiros. A nova ligação teria 15 km
de extensão.
Segundo o portal G1,
o projeto voltou à pauta após a inclusão do aeroporto de Itanhaém, no
pacote de investimentos logísticos do Governo Federal. A estrutura para
os aviões recebeu recentemente autorização para ser concedido à
iniciativa privada.
O Aeroporto poderá ter voos comerciais, e as autoridades locais temem
por uma saturação no sistema viário local, sobretudo na Rodovia Padre
Manoel da Nóbrega (SP-55), além do grande fluxo já existente.
“Temos que nos antecipar ao problema que, na verdade, já começou.
A preocupação é também com a exploração do pré-sal, além dos constantes
recordes de movimentação que o Porto de Santos tem alcançado, deixando
muitas vezes a Anchieta parada. Precisamos de um crescimento
regionalizado, pois nossas estradas estão saturadas e quem segue para o
Litoral Sul tem encontrado problemas com frequência. Na temporada, por
exemplo, nem o lixo nós conseguimos mandar embora, por conta do
trânsito”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itanhaém, Eliseu Braga Chagas, ao portal G1
Transportes Sobre Trilhos
O deputado federal Samuel Moreira diz que trabalha para melhorar os acessos entre a Baixada Santista e Vale do Ribeira.
“Além da duplicação da Padre Manoel da Nóbrega, no trecho entre
Peruíbe e o acesso à BR-116, em Miracatu, continuamos trabalhando para
viabilizar a construção da estrada entre Parelheiros e Itanhaém, e pela
reativação do ramal ferroviário Santos-Cajati, que liga o Vale do
Ribeira ao Porto de Santos”, destaca.
Além da proposta do deputado, o Governo do Estado possuí um outro
projeto de transporte sobre Trilhos que também atenderá a baixada
Santista, só que voltado a demanda de passageiros.
A rede de trens regionais deve abranger as cidades de Sorocaba,
Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana,
São José dos Campos e Taubaté. Porém, o governo Estadual ainda não tem
previsões de obras:
“Atualmente, encontra-se em análise, pelo Conselho Gestor das
PPP’s, a MIP dos trens regionais, apresentada para o Governo
Estadual pelas empresas BTG Pactual e EDLP – Estação da Luz
Participações.”
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
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