Após implementação da plataforma MicroStrategy, a CPTM consegue transformar informação em conhecimento,
sem gerar dados em excesso. O projeto abrange as áreas de Custos,
Segurança Operacional, Financeiro, Coordenação de Empreendimentos e
Saúde Ocupacional
A utilização de informações gerenciais como ferramenta de apoio à
tomada de decisão foi o principal objetivo da CPTM ao adotar as
plataformas de BI e Mobile da MicroStrategy. As
soluções analíticas têm auxiliado a empresa nas estratégias de negócios
graças à disponibilização de relatórios com alto nível de detalhamento,
relacionados às áreas de Custos, Segurança Operacional, Financeiro,
Coordenação de Empreendimentos e Saúde Ocupacional.
De acordo com Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela
gerência de tecnologia da informação da CPTM, antes da adoção do BI as
informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas Excel
ou em relatórios extraídos dos sistemas especialistas. Além disso, os
usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações.
Atualmente, a solução de BI tornou-se uma ferramenta imprescindível no
suporte à tomada de decisão na companhia. Os usuários podem criar suas
próprias análises e relatórios completos (self-service) com informações
valiosas relacionadas, por exemplo, ao prazo de entrega e data limite de
projetos; à quantidade de passageiros pagantes e de passageiros
transportados; ao custo contábil e depurado da tarifa por passageiros
pagantes; à quantidade de viagens vendidas; ao valor arrecadado; à
tarifa média; à quantidade de ocorrências por linha e por milhão de
passageiros; e ao volume de afastamentos por tipo de afastamento e CID.
Os usuários também passaram a contar com datamarts exclusivos para cada
uma das áreas, agilizando de forma significativa os negócios e a
obtenção de projeções futuras sobre a companhia.
Ainda segundo Nilson, seria impossível imaginar o nível de
flexibilização da informação atingido hoje sem a utilização de uma
solução analítica, como a da MicroStrategy. Garantia de
confidencialidade, confiabilidade e velocidade na disponibilização da
informação, assim como um maior detalhamento e o acompanhamento de
resultados, também foram vantagens importantes que estão diretamente
atreladas à adoção do BI na CPTM. “Enfim, conseguimos uma ferramenta que
transforma informação em conhecimento, sem gerar dados em excesso”.
A CPTM tem planos de expandir o número de usuários, principalmente da
solução Mobile, ainda em 2015. “A ideia é dar continuidade aos
investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão,
complementando o projeto de BI com a mobilidade”, finaliza.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Nenhum comentário:
Postar um comentário