Novas composições do VLT de Santos |
O segundo dos 22 VLT´s que vão operar
entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, desembarcou do Navio Grande América. O
empreendimento do Governo do Estado é gerenciado pela EMTU/SP, empresa
vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.
A
retirada do VLT do navio começou nesta tarde por meio do equipamento
conhecido como maffis trailer, uma plataforma que permite a transposição
para carretas. O veículo ficará no Terminal da Deicmar até o dia 05/01/2015
quando será transportado de madrugada (de 05 para 06/01) em três
carretas até a Estação José Monteiro, em São Vicente. Neste local serão
realizados os testes iniciais.
No transporte da fábrica da
Vossloh, em Valência, na Espanha, até o Brasil, os sete módulos do VLT
foram divididos em três partes. Características dos veículos: 2,65m de
largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade
média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100%
baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de
locomoção.
Operação Visita Controlada
O primeiro VLT
chegou em maio deste ano e após os testes necessários, recebeu 1.500
pessoas de 18/11/2014 a 18/12/2014 na Operação Visita Controlada entre as Estações
Mascarenhas de Moraes e José Monteiro, em São Vicente. Outra parte da
frota já está em fabricação na nova unidade da Vossloh, em Três Rios, no
Rio de Janeiro.
SIM VLT da Baixada Santista
As obras do
VLT estão 80% concluídas. Das 15 estações em obras do trecho São Vicente
(Barreiros) – Porto de Santos, 10 estão finalizadas: sete em São
Vicente e três em Santos. Também foram entregues 3,5 km de ciclovia em
São Vicente; autorizada a publicação do edital de pré qualificação de
empresa interessada em participar do edital de obras do trecho
Conselheiro Nébias – Valongo; e a homologação do vencedor da licitação
para operar o SIM VLT da Baixada Santista, por meio de PPP. A operação precursora do trecho São Vicente (Barreiros) –
Porto de Santos começará em Março de 2015.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem: Portal Via Trólebus
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