Obras da Nova Estação Suzano (Linha 11-Coral) |
O Governo do Estado de São Paulo entregará em 2015 menos estações de
metrô e de trem do que neste ano – e também em um número menor do que
havia anunciado. Pelo cronograma da gestão Geraldo Alckmin, em 2015 serão inauguradas duas novas estações do metrô - Oscar
Freire e Higienópolis-Mackenzie - e nenhuma da CPTM. Questionado, Alckmin afirmou que obras de
mobilidade, "caríssimas e complexas", não ficam prontas "em 24 horas".
Para 2015, além das duas estações de metrô, a rede da CPTM ganhará duas
estações reconstruídas (Suzano e Ferraz de Vasconcelos) e uma reformada
(Poá), na Linha 11-Coral. Elas já existiam antes da requalificação. O
metrô também não terá sua malha expandida, porque as paradas a serem
entregues ficam no meio da Linha 4.
Neste ano, o governo inaugurou sete estações no sistema
metroferroviário: Vila Aurora, na Linha 7-Rubi; Adolfo Pinheiro, na
Linha 5-Lilás; Amador Bueno e Santa Rita, na Linha 8-Diamante; Fradique
Coutinho, na Linha 4-Amarela; e Vila Prudente e Oratório, na Linha
15-Prata, que é um monotrilho. O secretário estadual de Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que deixará o cargo no fim deste
mês, havia anunciado, porém, 12 paradas.
A Linha 17-Ouro, monotrilho do Metrô entre Congonhas e Morumbi, e a
Linha 13-Jade da CPTM, entre Engenheiro Goulart e o Aeroporto
Internacional de Cumbica, em Guarulhos, estavam previstas para 2015, mas
não serão concluídas. Juntos, os ramais teriam nove novas estações.
Tanto o trem até o aeroporto como o monotrilho da zona sul devem ser
inaugurados um ano depois do previsto pelo governo estadual.
A consultora de marketing Margarete de Moraes, de 45 anos, que vive no
Jabaquara, na zona sul, se queixa dos prazos. "Há uns sete anos ouço
falar da Linha 17 e, até agora, nada, nem sombra de obra para esses
lados. Só prometem e prometem prazos, mas não cumprem", disse. A segunda
fase da Linha 5-Lilás, na mesma região da cidade, também ficou para
2016.
Mais atraso
A
Linha 15-Prata, monotrilho suspenso sobre o eixo de avenidas como a
Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Ragueb Chohfi, na Zona Leste,
inicialmente teria mais estações abertas em 2014 – o projeto original
era que a linha estivesse operando neste ano até a região de São Mateus.
Até agora, duas estações foram entregues e funcionam parcialmente. Para
2015, nenhuma nova estação deve ser inaugurada.
Outro lado
O Metrô informou, por meio de nota, que as duas estações já entregues na
Linha 15-Prata passarão a funcionar integralmente em 2015. Para o mesmo
ano, a empresa promete o início das perfurações da Linha 6-Laranja
(entre a Vila Brasilândia, na zona norte, e São Joaquim, na região
central) e a obra da extensão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a
Dutra, em Guarulhos. "Além disso, mais 31,2 km de vias e 26 estações
estarão em construção com o início das obras das Linhas 2-Verde e 18, que ligará São Paulo ao ABC", afirma o texto.
A CPTM, por sua vez, informou que, além da entrega das três estações
renovadas, em 2015 "terão início as obras de construção da nova Estação
União de Vila Nova, na Linha 12, e a reconstrução de 18 estações, além
da implementação de um terminal de ônibus metropolitano, em Franco da
Rocha". A reconstrução das paradas está orçada em 590 milhões de
reais, verba que virá do governo federal, "que, até o momento, não
definiu a data de repasse". A EMTU também planeja entregar em março "a
primeira fase do VLT da Baixada Santista", que "terá 11 km de
extensão e ligará São Vicente (Barreiros) ao Porto de Santos". A segunda
etapa terá 8 km e unirá Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.
Fonte da Notícia: Estadão
Imagem: Metrô
Nenhum comentário:
Postar um comentário