Pesquisa

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sem Linha 10, Trecho Brás-Luz fica totalmente lotado

Passageiro entra de costas em trem da CPTM (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Passageiro entra de costas em trem da CPTM (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Passageiros da CPTM reclamam da dificuldade de embarcar na estação Brás, no sentido Luz, no horário de pico da manhã. Uma mudança na Linha 10-Turquesa, ocorrida há cerca de dois anos, fez com que os trens da Linha 11- Coral (Guaianazes-Luz) se tornassem a única opção da companhia para chegar à estação da Luz.

Com isso, passageiros que chegam de Rio Grande da Serra, no ABC, e da Zona Leste da capital precisam de paciência para fazer uma conexão e se deslocar apenas uma estação. A CPTM diz que alteração levou em conta aspectos técnicos e que o intervalo da linha foi reduzido para 5 minutos. Os trens lotados, porém, testam constantemente a paciência dos passageiros.   

O internauta João Carlos Castilho Ramos fez um vídeo para registrar o que acontece na plataforma da Linha 11-Coral e o enviou por meio da ferramenta colaborativa VC no G1. Apesar da transferência gratuita, a distância até a estação do Metrô torna a viagem ainda mais longa, o que não atrai os passageiros.

A cena se repete diariamente no horário de pico. As plataformas na linha 11 ficam constantemente lotadas. Quando os trens se aproximam o corre-corre nas escadas aumenta. Os passageiros tentam diferentes estratégias para embarcar: ir até os primeiros vagões, posicionar-se próximo das portas. Tem até quem entre de costas, se apoiando nas extremidades das portas, para pressionar os outros passageiros. Com frequência, agentes da CPTM ajudam a acomodar os usuários e impedir que pertences fiquem presos às portas.

De acordo com a companhia, a opinião do passageiro foi levada em consideração para a mudança. Pesquisa da CPTM realizada há cerca de dois anos aponta que 56% dos passageiros avaliaram as mudanças de forma positiva. Atualmente, porém, a opinião é diferente, segundo usuários ouvidos pelo G1.

A passadeira Giovanete Maria da Silva, de 42 anos, que mora em Itaim Paulista, na Zona Leste, e trabalha no Bom Retiro, no Centro, tentava embarcar por volta das 7h30 de quarta-feira (13) na linha 11. Após deixar a linha 12, ela desistiu de pegar o primeiro trem no sentido Centro. “Aqui é assim. O povo te machuca de tanto empurrar. Ontem quase machuquei o meu ombro. Estou com as costas doloridas”, afirmou, enquanto aguardava o próximo trem.

A doméstica Kelly Cristina de Carvalho, de 31 anos, também desistiu de entrar no primeiro trem. Ela, que já tinha ficado parada na linha 12 por causa de um problema técnico, chegou a chorar ao ligar para a patroa. “Todo dia é assim. Saio umas 4h de casa e a essa hora ainda não cheguei no trabalho. 

Todo dia tem que ligar para a patroa. Estou até passando mal”, disse. Na quarta, ela disse ter perdido muito tempo para fazer o trajeto entre Calmon Viana e Brás. “Se tivesse uma opção seria muito melhor para a gente”, contou a passageira que ainda pegaria um Metrô até a região da Avenida Paulista.

O auxiliar de manutenção Orlando Aparecido Bernardes, de 49 anos, mora no Itaim Paulista e trabalha na Saúde, na Zona Sul, também reclama do embarque. Ele pega as linhas 12 até o Brás, a 11 até a Luz e a linha 1-Azul do Metrô. Na Saúde, ele ainda pega um ônibus para acabar de chegar. 

“Tem gente se esbarrando na plataforma e até confusão para animar dia”, ironizou. Por causa dos constantes atrasos, ele já foi suspenso três vezes. “Já tive que ficar nove dias em casa. Isso para um pai de família é horrível”, disse. 

Única opção

Antigamente, a linha 10 fazia o trajeto Rio Grande da Serra-Luz. A linha passou por uma reestruturação e agora encerra o percurso no Brás. Segundo a CPTM, a mudança na linha foi necessária devido ao significativo crescimento na demanda de usuários com a entrada em operação da Linha 4-Amarela do Metrô integrada àquela estação.

Usuário da linha 12, o passageiro João Carlos Castilho Ramos, que mora na Zona Leste, e trabalha no Centro, lamenta a alteração. “O pior é ver o trem sair vazio, sabendo que ele passa pela Luz. Se tivéssemos uma opção seria melhor para quem vem pela linha 10 e pela 12, além de aliviar o fluxo na linha 11”, disse.

A CPTM afirma que a mudança permitiu que a Linha 10-Turquesa tivesse duas plataformas no Brás: uma para o embarque e outra para o desembarque, o que, segundo a companhia, garante mais agilidade e segurança.

Ainda de acordo com a companhia, o novo modelo também beneficiou a Linha 7-Rubi, que também passou a contar com plataformas exclusivas para embarque e desembarque na Luz, que tem restrições de operação por ser um patrimônio histórico.

A atendente de telemarketing Rosemary Pereira da Silva, de 35 anos, foi obrigada a mudar de horário após frequentes atrasos depois da mudança. “Antes era muito melhor, porque a gente ia direto. Tem dia agora em que é preciso esperar quatro ou cinco trens passarem para começar conseguir entrar. Atrasa a vida mesmo. Eu tive que pedir para mudar de horário”, afirmou.

Fonte da Notícia: G1

A VELHA SENHORA- ÚLTIMAS SEMANAS. DE SEGUNDA A SEXTA AS 19:00 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK


ÁGUAS MISTERIOSAS E AGITADAS IRÃO MERGULHAR NO SEU CORAÇÃO. DIA 02 DE DEZEMBRO ÁS 19:00: “AGUAS CLARAS E SOMBRIAS”, SUA NOVA NAVEGAÇÃO DESTE BLOG.

O BLOG JORNAL DA CPTM ESTÁ DE CARA NOVA. CONFIRA www.jornaldacptm.blogspot.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário