Um grupo de trabalho composto por governo federal, governo paulista e prefeitura de São Paulo ainda estuda qual é a melhor localização para a estação de São Paulo do TAV (trem de alta velocidade).
O edital do projeto prevê que a estação no Aeroporto Campo de Marte, na região norte da capital paulista, mas o governo do Estado defende que ela fique na Água Branca, na região oeste da cidade, onde se conectaria com os trens regionais --projeto que prevê transporte de passageiros em trens de média velocidade para Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos, ABC e Santos.
O presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, revelou, ao Valor Pro, que a decisão deve sair até o fim do mês.
"Na Água Branca há limitação de espaço e no Campo de Marte não há articulação prevista com metrô e rede de transportes metropolitanos", afirmou Figueiredo.
Segundo ele, a integração entre os projetos do TAV e dos trens regionais em local com acesso aos transportes metropolitanos torna ambos os projetos mais atrativos.
"Há uma faixa entre a Lapa [região oeste] e a Luz [região central], cortada pela ferrovia, que tem espaços que podem abrigar essa estação", diz.
Figueiredo lembrou ainda que a chegada do TAV até a região oeste de São Paulo depende da travessia do Rio Tietê.
"Precisa passar duas vezes [por baixo do rio], mas já verificamos que isso não será um problema técnico. As dificuldades serão os trechos em que já há metrô. Nesses casos, precisam ser feitos túneis ainda mais profundos", diz.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de SP, Jurandir Fernandes, a escolha será feita pelo governo federal, mas a intenção é que os projetos dos trens regionais e do trem bala tenham estação conjunta.
"Criaremos conexão com os transportesmetropolitanos onde a estação for instalada", garante.
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