O Governo Federal irá ceder as áreas da União à CPTM para implementação do Expresso ABC até 2015. "O prazo
corre contra a gente. Temos dois anos para liberar. Esse é nosso compromisso com
São Paulo", disse o diretor-presidente da EPL (Empresa de Planejamento e
Logística), Bernardo Figueiredo, indicado pelo ministro dos Transportes, Paulo
Sérgio Passos, para tratar do assunto. Ambos participaram de evento na vila
histórica de Paranapiacaba, ontem.
A declaração pode frustrar os planos da companhia estatal, que previa iniciar
a construção da linha, que ligará Mauá à Capital em cerca de 24 minutos - hoje o
itinerário é feito em uma hora -, em 2014. O que emperra a realização do projeto
é a existência de áreas da União dentro do trajeto previsto. Estes espaços são
utilizados para transporte ferroviário de carga e devem ser liberados para o
Estado transportar passageiros.
A CPTM informou que, juntamente com a Secretaria dos Transportes
Metropolitanos, mantém entendimento com a Secretaria do Patrimônio da União e a
ANTT (Associação Nacional dos Transportes Terrestres) para equacionar as áreas
da faixa de domínio ferroviário para implementação do Expresso ABC.
Hoje, às 15h, o secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo,
Saulo de Castro Abreu Filho, irá se reunir com o ministro dos Transportes, Paulo
Sérgio Passos. O tema principal do encontro será o Ferroanel, mas também será
discutida a liberação de trilhos federais utilizados no carregamento de carga
para o transporte de passageiros. O general Jorge Fraxe, diretor-geral do Dnit
(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), também participará da
reunião.
"As questões do Ferroanel Norte e Sul, além do trem regional São
Paulo-Santos, estamos discutindo juntos. O nosso trabalho está sendo feito
estreitamente com o governo estadual", disse Figueiredo, que também estará
presente no encontro.
De acordo com a CPTM, em novembro, foi apresentada uma MIP (Manifestação de
Interesse da Iniciativa Privada) ao governo estadual, por duas empresas, para
construção de uma rede integrada de linhas de trens de 416 quilômetros. Esta
proposta articula o Expresso ABC com o trem regional para Santos, que terá o
projeto funcional concluído ainda neste semestre. No entanto, a estatal já
garantiu que o Expresso ABC sai do papel mesmo se o MIP não avançar.
O
FERROVIÁRO. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br
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