Pesquisa

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Enchentes da Linha 10- Turquesa é por conta do Governo

Todo ano é a mesma coisa'. Esse é o pensamento da maioria dos usuários, diante do alagamento que paralisou a Linha 10-Turquesa nesta semana. Nessa época do ano, sempre com chuvas fortes e inesperadas (a qualquer hora do dia), os passageiros da linha que liga Rio Grande da Serra até a estação Brás, na capital paulista, já sabem que algo ruim pode acontecer na volta para casa.
 
Na última terça-feira, 08.01.2013, a Linha 10-Turquesa teve sua operação parcialmente interrompida pela cheia de três córregos. De mãos atadas, a CPTM nada pode fazer diante do sumiço dos trilhos debaixo da água. Aos que não conhecem os procedimentos, a Companhia solicita a paralisação das composições quando os trilhos não podem mais ser vistos. Essa medida se faz necessária pelo motivo de não se saber como está a via naquele momento. Um dormente de madeira solto, algum obstáculo ou até mesmo um defeito no trilho pode causar um acidente sério.
Muita gente se pergunta: 'mas, por qual motivo temos que enfrentar isso todos os anos'? A resposta é simples: briga política. O Governo do Estado é administrado pelo PSDB. A prefeitura de Santo André, até então, é de administração do PT. Em uma das reuniões feitas com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, há algum tempo atrás, levantei essa questão e a explicação foi simples: a empresa solicita que a prefeitura local faça alguma intervenção. A prefeitura diz que depende do Governo para verbas e etc. O Governo rebate com outras informações. E tudo vira uma confusão, daquele jeito que já estamos acostumados: um jogando para o outro e ninguém resolve nada.
A CPTM e a MRS Logística fizeram alguns trabalhos no trecho Capuava x Prefeito Saladino, no que se diz a tentar escoar a água das chuvas através de canaletas nas laterais da via. Mas não é o suficiente ainda. Nessa última vez, as águas alcançaram a altura das portas do trem, vindo a causar sérios danos ao veículo. E a prefeitura de Santo André não vai arcar com um centavo na manutenção das composições. Além do castigo aplicado nos usuários, esperando pacientemente o cessar das águas, não só em Santo André, mas em todas as estações da linha, visto que o problema afetou a circulação completa.
Talvez já seja hora dos políticos deixarem as rivalidades partidárias de lado e pensar no cidadão como prioriedade. Afinal, se estão nos cargos, foi por intermédio de alguém. Esse alguém, caros leitores, somos nós, que acreditamos em promessas furadas e que sempre estamos na linha de frente dos problemas. Isso, falando só no transporte, que é nosso foco. Vocês todos estão cientes dos problemas que temos em educação, saúde, habitação... Enquanto os políticos estão enchendo os bolsos, nós estamos suando diaramente para garantir nosso sustento.

O FERROVIÁRIO, UMA NOVELA SOBRE TRENS. QUINTO CAPITULO: HOJE NO JORNAL DA CPTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário