Após 34 anos de uso, chega ao fim a operação
comercial da série 5000 em São Paulo. Os trens franceses, que sempre circularam
na Linha 8-Diamante (com breves passagens na Linha 9-Esmeralda), encerram sua
participação na história ferroviária paulista de maneira decadente: mais da
metade da frota sucateada, sem peças de reposição, com a manutenção falida e sem
créditos. Uma série de sucessivos erros trouxe o fim desse trens, que se
tivessem sido melhor cuidados, teriam uma vida útil ainda maior. Para os
usuários da Linha 8, que já contam com vinte e duas novas composições com
ar-condicionado (porém, com quatro carros a menos que os franceses), não fará
grande diferença. Em conforto, ambas as frotas se equivalem. O que as difere
hoje é a tecnologia e a praticidade. Como singela homenagem à frota que
transportou duas gerações na zona oeste de São Paulo, vamos relembrar toda a
história desse trem, que é o último da geração Fepasa metropolitano.
esses trens ja pararam de circular, queria ter andado neles no ultimo dia de circulação, eles vão deixar saudades
ResponderExcluirPois é caro colega!
ExcluirEsse trem vai deixar saudade, pois foi o último trem da FEPASA que circulava até hoje, os 5500 pararam em 2011, andei nos 5000 pela ultima vez em 28.07.2012 e quando entrei nele, senti que era a despedida
Muito bom a linha 8 esta com trens novos e enquanto isso enviam todo o lixo para a linha 7 rubi inclusive no trecho de Francisco Morato a Jundiai
ResponderExcluirCaro Renato
ExcluirConcordo que a Linha 7- Rubi possuí, na maioria trens velhos, mas com a liçitação de 65 tren novos que irá ocorrer em Abril podemos decidir qual será o destino de sua frota. Isso vai demorar, mas uma coisa já te adianto: Até dezembro os Trens 1100 sairão de circulação.
Quando a Linha 8, preferia que os 8000 dividissem espaço com os Trens 5000, que estão aptos a circular ainda, não merece estarem abandonados no Pátio de Manoel Feio